11ª edição da feira de ciências reuniu mais de 300 projetos
inovadores de estudantes do ensino básico de todo Brasil.

A cerimônia de premiação da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) foi realizada na tarde da última sexta-feira, dia 15 de março, nas dependências da Escola Politécnica da USP, em São Paulo, e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp. A feira de ciências expôs 330 projetos realizados por estudantes do ensino básico de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, e as melhores iniciativas foram premiadas no evento.

O ministro Marco Antônio Raupp destacou a importância da consolidação de eventos como esse para a sociedade brasileira, uma vez que estes contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos. Raupp também ressaltou que o conhecimento é, hoje, o elemento mais importante na concorrência entre as nações para o desenvolvimento nas mais variadas áreas. “As feiras são fundamentais para que despertemos a dedicação e importância da atividade da geração de conhecimento. Sem esse desenvolvimento e participação do jovem não há futuro. O Brasil precisa de conhecimento e cientistas para promover melhoria na qualidade e vida e o desenvolvimento de nossa sociedade”.

Já o vice-diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Castilho Piqueira, destacou que a FEBRACE foi originada da iniciativa de pessoas, indivíduos dedicados à ciência, antes de ser este grande evento. O vice-diretor parabenizou aos professores e alunos por sua dedicação, e os incentivou a persistir nos seus objetivos. “Ganhar prêmio é importante, mas perseverar naquilo que se faz é ainda mais importante. Insistam e persistam na ciência e no conhecimento humano”, destacou Piqueira.

Considerada a maior feira brasileira de ciências e engenharia voltada para estudantes pré-universitários, a FEBRACE é promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli. Seu objetivo é despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. Os melhores projetos, além de prêmios, são escolhidos para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que acontece em maio, no Arizona (EUA).