Voltado para profissionais que já atuam no mercado de trabalho,
 este é primeiro curso do gênero no Brasil.

Estão abertas as inscrições para o CONSTRUINOVA, Mestrado Profissional em Inovação no Setor da Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O mestrado, primeiro entre as universidades públicas do País voltado especificamente para o mercado profissional da construção civil, tem início previsto para 10 de junho deste ano.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Dr. Alex Abiko, um dos diferenciais do mestrado profissional é que o aluno poderá trabalhar com aspectos específicos dos problemas enfrentados pelo mercado, sem precisar se ausentar do trabalho, já que as aulas serão ministradas das 17h às 20h. Assim como o mestrado acadêmico, o curso é oferecido de forma gratuita pela USP.

Outra diferença está no tempo para conclusão do mestrado: passa a ter um período máximo de 30 meses, diferentemente do mestrado tradicional, que pode ser concluído em até 36 meses. Não é possível afirmar que o tempo de conclusão dos alunos será menor, mas esse é um dos objetivos do curso, afirma o vice-coordenador do programa, Prof. Dr. Silvio Melhado. No entanto, “a carga horária é a mesma do mestrado convencional e atendemos às mesmas exigências de qualidade da USP e da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior”, explica.

Se aprovado no processo seletivo, o aluno deverá escolher entre três linhas de pesquisa para desenvolver seu trabalho de conclusão de curso: “Inovação na Construção com foco em Desempenho, Tecnologia e Sustentabilidade”, “Energia, Água e Comunicação – Análise Experimental e por Simulação Computacional” eModelos de Gestão de Empreendimentos e Projetos Complexos”. São 13 disciplinas distintas, com enfoque claro na inovação, como por exemploModelos Inovadores para Desenvolvimento de Empreendimentos no Setor da Construção”, “Ciência dos Materiais Aplicada na Construção Civil”, entre outras.

Inovação e pesquisa – De acordo o Prof. Silvio Melhado, a ideia para este novo modelo de curso surgiu a partir de uma demanda percebida pelos professores do mestrado tradicional. “Muitos alunos estariam mais bem enquadrados em um curso de mestrado profissional por já atuarem no mercado”, diz. Mais que conhecimento, esses profissionais estariam em busca de soluções para problemas concretos de suas atividades.

Além disso, um dos objetivos apontados pelo Prof. Silvio Melhado é que o profissional busque apoio para a pesquisa na própria empresa em que trabalha. Apoio este que não estará só no incentivo, mas também no fornecimento de dados. “A pesquisa vai usar as condições que a própria empresa proporcionará para inovar e a empresa poderá avaliar na prática os resultados obtidos pelo mestrado”, finaliza.

Serviço:

Inscrições: Até 19/04/2013 (eliany.funary@poli.usp.br“>eliany.funary@poli.usp.br)

Análise da documentação e convocação para a prova: 20/04 a 23/04

Prova presencial: 24/04

Entrevistas: 24 e 25/04

Comunicação dos resultados: 30/04/2013

Aulas: Escola Politécnica da USP, campus São Paulo, das 17h às 20h.

Mais informações: http://www.pcc.usp.br/pos-graduacao/mestrado-prof

Ou  em: http://prpg.usp.br/construinova