O Brasil ganhou nove prêmios na ISEF (International Science and Enginering Fair), uma das maiores feiras de ciência do mundo. O resultado colocou o país à frente de todos os latino-americanos e atrás apenas dos EUA e Canadá. Ao todo, dez estudantes brasileiros foram premiados. Os jovens cientistas fazem parte da delegação brasileira, composta por 32 estudantes. O grupo levou na bagagem 21 projetos que foram finalistas das duas principais feiras nacionais — FEBRACE (São Paulo, SP), realizada nas dependências da Escola Politécnica da USP, e MOSTRATEC (Novo Hamburgo, RS), e da Escola Americana de Campinas.

A Intel ISEF é uma Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada anualmente em maio, nos EUA. Para participar, o estudante precisa ser indicado por meio de uma das feiras nacionais credenciadas ao redor do mundo. Desde 1950, um estado norte-americano diferente hospeda a feira. Neste ano, a 64a. edição da feira foi  em Phoenix, no Arizona, entre 12 e 17 de maio,  e reuniu mais de 1.500 estudantes de 70 países.

Para recebê-los a organização da ISEF conta com uma estrutura que envolve cerca de 500 voluntários, 150 intérpretes e ainda 900 avaliadores – todos com titulação de Ph.D.s ou equivalente – para julgar os melhores projetos

Conheça os estudantes brasileiros vencedores da Grand Awards Ceremony (17/05/13):

Túlio Vinicius Andrade Souza (17)

Grupo Gênese de Ensino, Recife – PE

Projeto: Educação física escolar: soluções pedagógicas para as principais dificuldades encontradas pelos professores da educação básica

Terceiro lugar em Ciências Sociais e Comportamentais – prêmio de US$1.000

Nayrob Pereira (17)

Escola Estadual Alberto Torres, São Paulo – SP

Projeto: Uma nova função da neurotoxina TsTXK-beta (Ts8) no veneno do escorpião Tityus serrulatus

Quarto lugar em Bioquímica – prêmio de US$500

* bolsista (ICJ) do CNPq pelo Instituto Butantan

Gabriel Tiago Galdino (17)