Estudos recentes mostram que ficamos 80% do nosso dia em lugares fechados

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) receberá no próximo dia 7 de maio o 3° Seminário Internacional de Qualidade do Ar de Interiores (QAI). Com a presença de diversos palestrantes internacionais, evento abordará as novas tecnologias sobre a qualidade do ar em edifícios e residências com destaque em três áreas: os pontos críticos do ar para os usuários, a eficiência energética dos aparelhos de ar condicionado e a necessidade de educar e informar as pessoas sobre as condições do ar que respiram. Estudos recentes mostram que ficamos 80% do nosso dia em ambientes fechados e que cuidar da QAI pode aumentar em até quatro vezes a produtividade das pessoas.

O professor da Poli/USP, Antônio Luis Campos Mariani, falará sobre o tema “Informação e Educação como Requisitos para QAI”. Pesquisador do Departamento de Engenharia Mecânica, Mariani ressalta que a percepção das pessoas sobre a QAI raramente vai além da temperatura, motivo de brigas entre quem sente mais frio ou calor, principalmente nos locais de trabalho.

Ele destaca que poucas pessoas sabem da necessidade de sempre renovar o ar dos aparelhos de ar condicionado, seja qual for a modalidade instalada. O professor da Poli/USP reforça que é importante seguir as condições ideais previstas nas normas vigentes (ABNT, ANVISA e Ministério da Saúde), conforme as características do local, sua ocupação e as atividades desenvolvidas.

3° Seminário Internacional de Qualidade do Ar de Interiores

Dia: 07 de maio

Hora: 8h30 às 18h

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, edifício Mário Covas – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 n° 380 – Cidade Universitária – São Paulo.

Informações: Solange Mota

Tel: (11) 3361-7266 – ramal 207

solange.mota@abrava.com.br

Confira a programação completa em