A equipe Poli de Baja, formada por 14 estudantes da Escola Politécnica da USP, ficou em 7º lugar na SAE Baja Kansas, realizada na Pittsburg State University, nos Estados Unidos, e que terminou no domingo, 25 de maio, após três dias de provas. A competição contou com 90 equipes de diversos países. A Poli também foi a 1ª colocada na categoria Apresentação de Marketing.

O Brasil ocupou o primeiro lugar do pódio, com a equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo (SP). A equipe Mangue Baja, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ficou em 9º lugar.

As três equipes brasileiras conquistaram o direito de participar da SAE Baja Kansas, em Pittsburg, porque ocuparam o pódio da 20ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, em março deste ano, em Piracicaba (SP). A equipe Poli de Baja ficou em terceiro lugar na classificação geral e venceu em Velocidade Máxima, além de ganhar mais quatro troféus em diferentes categorias, na competição nacional.

Os carros Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

Na Poli/USP, os alunos são acompanhados pelo Prof. Dr. Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola.

Informações para imprensa:
Célia Domingues