O professor Paulo de Mattos Pimenta, do Departamento de Estruturas e Geotécnica (PEF), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), acaba de entrar para o pequeno grupo de pesquisadores a ser contemplado com o prêmio IACM Fellow, concedido pela International Association of Computational Mechanics (IACM), ou Associação Internacional de Mecânica Computacional.

A honraria é dada a cada dois anos a cientistas que tenham contribuído de forma excepcional para o avanço da Mecânica Computacional. Desde 1982, quando a premiação foi instituída, apenas cerca de 100 pesquisadores a receberam, entre eles somente dois brasileiros, além de Pimenta, Leo Franca, já falecido, da Universidade do Colorado, em 2007, e Álvaro Coutinho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2012.

De acordo com Pimenta, o IACM Fellow Award (Award é prêmio em inglês) é um reconhecimento em nível mundial da importância do trabalho científico na área de Mecânica Computacional. “O prêmio não somente é um coroamento de uma carreira como pesquisador, assim como é a demonstração que é possível fazer pesquisa de nível mundial em nossa instituição, a Poli”, diz.

Pimenta recebeu a homenagem pelo “conjunto da obra”, desenvolvida ao longo de uma carreira de mais de 30 anos, na área de modelagem de fenômenos físicos em computador. Entre esses fenômenos simulados podem estar impactos entre aeronaves, entre carros, cálculos estruturais de máquinas, pontes ou barragens, por exemplo.

Pimenta explica, de forma mais detalhada, que a Mecânica Computacional simula o comportamento de vários tipos de sólidos e estruturas sob ações que o engenheiro acha importante, como o peso de uma ponte ou os efeitos do vento sobre ela e outras construções. “Desde meu doutorado, na Alemanha, em 1982, tenho me dedicado a estudar problemas de grandes deformações, estabilidade e dinâmica de grandes construções e equipamentos, como pontes, reatores nucleares, tanques, submarinos e edifícios”, conta.

Segundo ele, para ser contemplado com IACM Fellow Award, o pesquisador deve ser indicado por alguém que tenha sido premiado. O prêmio será entregue no dia 21 de julho, em Barcelona, na Espanha, durante o Congresso Mundial de Mecânica Computacional, evento que é realizado a cada dois anos pela IACM.