FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Bolsa da FAPESP será no valor de R$ 6.143,40 e o prazo para inscrições termina em 19 de outubro

O Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Metalurgia Extrativa (LAREX), centro de pesquisa científica que pertence ao Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP (Poli-USP) está com uma oportunidade aberta para bolsa FAPESP de pós-doutorado com duração de 24 meses, vinculada ao Projeto Temático: “Estudo de novas tecnologias e rotas de processamento para o tratamento e reciclagem de resíduos sólidos” (processo 2012/51871-9).

O projeto temático tem como objetivo geral caracterizar e estudar processos e alternativas tecnológicas para tratar e reciclar resíduos sólidos de acordo com o que foi estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos além de estudar as implicações e regulamentações previstas na lei brasileira sobre o assunto. O bolsista selecionado irá desenvolver o tema: “Eletrodiálise aplicada na obtenção de metais purificados a partir de soluções ácidas contendo metais, produzidas a partir de placas de circuito impresso”.

O candidato deve comprovar experiência científica no tema proposto, e é desejável que tenha experiência em resíduos sólidos, técnicas eletroquímicas (eletrodiálise) e técnicas de análise química (AA, ICP, EDX, CI). As inscrições serão recebidas exclusivamente por email, com documentação anexa em formato pdf, e enviadas ao Professor Doutor Jorge Alberto Soares Tenório, pesquisador principal do projeto usplarex@gmail.com. A data limite para inscrições é 19 de outubro de 2014.

Os documentos necessários para a inscrição são currículo Lattes atualizado, Certificado de conclusão do doutorado e Carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa, com um breve relato de sua experiência. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 6.143,40 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Outras informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd. Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP – Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Print Friendly, PDF & Email