A Biblioteca de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da USP, localizada no campus da USP de Santos, realizará uma série de atividades em comemoração à XVII Semana do Livro e da Biblioteca na USP, de 20 a 24 de outubro, com exposições, treinamentos e doação de livros para uma instituição de caridade. Durante as comemorações da Semana do Livro e da Biblioteca na USP, a Divisão de Bibliotecas da Poli-USP tem procurado oferecer atividades como palestras, treinamentos, exposições aos seus usuários no sentido de envolvê-los em um ambiente de pesquisa, leitura e aprendizado.

Durante toda a semana, a equipe receberá doações de livros infantis e de literatura para a Casa de acolhimento “Casa da Vó Benedita”, localizada em Santos. A Casa da Vó Benedita é uma instituição filantrópica privada e sem fins lucrativos, fundada em 1976, e que tem como objetivo principal acolher crianças e adolescentes vítimas de maus tratos ou abandono.

Serão oferecidos dois treinamentos relacionados à utilização da Biblioteca e da pesquisa acadêmica, “Orientação aos usuários para renovação de empréstimo via WEB e consulta ao acervo”  e “Capacitação na pesquisa em Bases de dados”. Para participar do treinamento, é necessário agendar horário pelo e-mail biblioteca.santos.poli@usp.br.

Exposição cultural “Cesário Bastos”

Transferido da capital em 2012, o curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da USP em Santos foi alocado no histórico prédio do Colégio Cesário Bastos. Com o objetivo de apresentar a história do local aos alunos, professores e funcionários que ali trabalham, a equipe da biblioteca de Engenharia de Petróleo da Poli-USP organizou uma exposição com o acervo doado pela Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo, e que será exposta de 20 a 24 de outubro, das 8h às 17h. A exposição tem mais de 150 itens, e é composta por documentos relativos à construção e tombamento do prédio, fotos de eventos diversos, artigos de jornais, livros de presença, etc. Segundo as organizadoras, Eva Aparecida da Silva Oliveira e Fátima Sueli Roldan, o acervo foi organizado para contar a história do prédio, que muitas vezes não é conhecida por quem estuda e trabalha ali todos os dias.

O prédio abrigou por mais de cem anos a primeira instituição de ensino público de Santos. Fundado em 13 de outubro de 1900, o Colégio foi tranferido para o atual endereço assim que a construção do histórico prédio foi concluída, em 1916. O Colégio abrigou uma escola de ensino fundamental até 2009, pois devido à mudanças nas características do bairro, a procura dos alunos diminuiu. No prédio passou a funcionar, então, a Diretoria de Ensino local, que foi gradativamente transferida para outro local com a doação do prédio à USP. O professor João Bosco Aranhas Braga Guimarães, dirigente regional da Delegacia de Ensino, autorizou a doação de material histórico sobre as atividades do Colégio ao Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli-USP. Esse material estava armazenado na videoteca da Delegacia, sendo o funcionário Pedro Luiz Dias o responsável pela organização e pelos contatos para finalizar a doação. Além do acervo, um quadro do fundador do Colégio que leva o seu nome até hoje, Cesário Bastos, foi restaurado pela Diretoria da Poli-USP.