FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Na próxima semana, entre 5 e 8 de março, a equipe Poli de Baja, formada por alunos de graduação da Escola Politécnica da USP, disputará a 21ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, que será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP).  Sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Alves, integrante do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli-USP, a equipe construiu um novo carro, o Taurus, para participar da prova off-road, que tem, este ano, 76 veículos inscritos de instituições de ensino superior do Brasil e dos Estados Unidos, envolvendo mais de 1.300 estudantes de engenharia.  

As provas começam no dia 5, com as inspeções técnicas, verificações de motor, conforto e freios. No dia 6, haverá apresentações de projetos, e continuação das inspeções técnicas, e no dia 7, as provas dinâmicas, que avaliam aspectos como dirigibilidade, conforto, aceleração, velocidade, robustez da suspensão e capacidade de tração. No mesmo dia, estão previstas apresentações de projetos e repescagens de segurança, conforto e freios. No dia 8, os carros enfrentam o Enduro de Resistência, com quatro horas de duração, realizado em terreno acidentado. As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, que será realizada de 7 a 10 de maio, na cidade de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.

A equipe Poli de Baja participa, desde 2001, da competição Baja SAE Brasil. No ano passado, ficou em terceiro lugar, na classificação geral, e venceu em Velocidade Máxima, além de ganhar mais quatro troféus nas categorias Relatório de Projeto, Aceleração, Suspension & Traction e Melhor Equipe da Região Sudeste. Os alunos da Poli também disputaram a SAE Baja Kansas 2014, realizada, em maio, na Pittsburg State University, nos Estados Unidos, concorrendo com 90 equipes de vários países – a equipe Poli foi a 1ª colocada na categoria Apresentação de Marketing e a 7ª na classificação geral.  

Print Friendly, PDF & Email