Exposição “Escritório Ramos de Azevedo – A Arquitetura e a Cidade” será inaugurada no dia 21 de maio

A Escola Politécnica da USP receberá, a partir do dia 21 de maio, a Exposição “Escritório Ramos de Azevedo – A Arquitetura e a Cidade”, como homenagem àquele que, além de ser um de seus fundadores, foi diretor e professor da Escola. A Exposição estará instalada no térreo do Edifício Mário Covas, onde fica a administração da Escola, e deverá permanecer até o início de agosto, funcionando no horário de expediente. A inauguração será realizada a partir das 13h30 do dia 21 de maio, com presença de autoridades.

A mostra apresenta documentos e projetos, muitos inéditos, que retratam as transformações de São Paulo de 1886 a 1965. A história dos legados e bastidores do Escritório Ramos de Azevedo é contada em mais de 100 imagens e documentos, distribuídos em 80 painéis. Três vitrines completam a Exposição com documentos de Ramos de Azevedo, como Diretor e Professor da Escola. O acervo conta com imagens selecionadas do Arquivo Histórico de São Paulo, digitalizadas em parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP). A mostra também se destaca por ser a primeira a trazer coleções particulares cedidas pelos herdeiros dos projetistas do escritório de Ramos de Azevedo.

A Escola deve muito a Ramos de Azevedo: nasceu em seu Palacete na rua Pirapitingui, onde se realizavam, desde 1891, animadas discussões sobre o espírito e o currículo inicial dos diversos cursos de engenharia. Foi ele que trouxe para a Escola o Curso de Engenheiro-Arquiteto, e com ele a renovação da arquitetura de São Paulo, com o estilo neoclássico vigente nas grandes cidades da Europa, a começar por Paris.

Como Paula Sousa, fundador da Poli-USP, era partidário de uma Engenharia com caráter de Ciência aplicada, com muito Laboratório e aulas práticas. Destacou-se também por seu espírito empreendedor, que possibilitou a urbanização da cidade e a construção de edificações públicas e provadas com solidez e qualidade primorosa. Foi também o homem que soube buscar recursos na iniciativa privada no momento em que a Escola expandia seus laboratórios, adquirindo os equipamentos que deram origem a Gabinete de Resistência dos Materiais, embrião do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

O Escritório de Ramos de Azevedo, na rua da Boa Vista, com os projetos que aí se desenvolviam, recebia frequentemente os alunos da Escola para aulas que propiciavam um contato direto com a prática profissional. Veja um vídeo sobre a exposição em https://www.youtube.com/watch?v=grD9kMApVYM