O Laboratório de Tecnologia de Pavimentação do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP (LTP) realizará, no dia 21 de maio de 2015, das 8h30min às 12h, o evento Pavimentação Sustentável V “Seminário Sobre Pavimentos Sustentáveis e a Estabilização com Espuma de Asfalto”.

Segundo a vice-diretora da Escola Politécnica da USP, e também organizadora do evento, Prof. Liedi Légi Bariani Bernucci, a reabilitação de pavimentos asfálticos tem gerado a fresagem e remoção de milhares de toneladas de revestimentos asfálticos deteriorados.  “No entanto,  este resíduo é um material de alta qualidade por ter agregados e asfalto, onde grande quantidade de energia e custo foi consumida para sua produção. O reaproveitamento e reciclagem destes resíduos nobres é uma tarefa imperativa nas obras de pavimentação, em termos ambientais e econômicos”. A professora explica que os conceitos de sustentabilidade em pavimentação tem norteado várias obras aplicando técnicas de reciclagem, o que gera economia de materiais, de transporte e inova o leque de possibilidades de materiais na pavimentação.

“O assunto deste quinto ciclo de palestras é a reciclagem de material fresado para uso em camadas asfálticas do pavimento a ser restaurado. Palestras sobre a técnica de reciclagem, resultados de laboratório e de campo, bem como exemplos de aplicação são abordados nestas palestras”, conclui a docente, que atua na área de infraestrutura de transportes.

Serviço

Haverá tradução Simultânea

Data: 21 de maio de 2015 das 08h30min às 12h

Local: Edifício de Engenharia Civil, Sala S-28, 1º andar

Av. Prof. Almeida Prado, trav.2, Cidade Universitária São Paulo

Confirmação de presença:

Até dia 18/05/2015 com a Sta. Diomária

horário: 9h00 às 12h00; 14h00 às 17h00.

E-mail: diomaria.santos@usp.br

Convite no link