Capítulos de todo o mundo disputam o Outstanding Student Chapter Award, que acaba de ser conquistado pelos alunos de Engenharia de Petróleo

Um grupo de estudantes do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) da Escola Politécnica da USP e ligado à Society of Petroleum Engineers (SPE) conquistou o 2015 Outstanding Student Chapter Award (OSC), prêmio máximo concedido pela seção internacional da SPE para Capítulos Estudantis de todo o mundo. A conquista é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos estudantes na promoção da interação entre eles, a indústria do petróleo e a sociedade, feito especialmente por meio da organização de eventos por parte dos alunos.

O professor do PMI da Poli responsável pelo Capítulo, Marcio Yamamoto, recebeu o comunicado da SPE sobre a conquista no dia 19 de junho. “Todos os membros do nosso Capítulo têm trabalhado muito duro na preparação de eventos, palestras, visitas de campo e organização de trabalhos sociais. Estamos muito orgulhosos”, destaca o docente.

A SPE concede vários prêmios, sendo o Outstanding Student Chapter Award o mais importante para os estudantes de Engenharia de todo o mundo. Os vencedores dos prêmios da SPE serão homenageados durante a Sessão Geral para Estudantes e em um almoço de premiação no dia 29 de setembro, durante a conferência anual da entidade, que se realiza em Houston, nos Estados Unidos.

“Os Capítulos da SPE têm por objetivo abrir espaço para os estudantes aprenderem e desenvolverem o que chamamos de soft skills, as habilidades além do conhecimento técnico que devem dominar para serem bem sucedidos em suas carreiras, como organização de eventos, trabalho em equipe, promover articulações e parcerias com empresas e com a sociedade de forma geral”, explica Yamamoto.

A Poli criou o Capítulo em 2012. No ano passado, conquistou o Gold Standard Award da SPE (https://www.poli.usp.br/pt/comunicacao/noticias/1409-estudantes-de-engenharia-de-petroleo-da-poliusp-recebem-reconhecimento-internacional.html). Agora, conseguiu a premiação máxima, o Outstanding Student Chapter Award, devido ao conjunto de ações que os alunos realizaram ao longo de 2014. O aluno presidente do Capítulo era Ricardo Viana, que cursava o quarto ano de Engenharia de Petróleo no ano passado.

Entre os eventos organizados pelo Capítulo que ganharam destaque e levaram à conquista do Outstanding Student Chapter Award está um workshop sobre petróleo que o grupo organizou em outubro de 2014 em Santos e que atraiu mais de 400 participantes, entre estudantes de diversas universidades e representantes de empresas. No workshop, profissionais de companhias do setor falaram sobre o mercado, os desafios e outros temas de interesse dos alunos.

Outro evento de grande sucesso organizado pelo Capítulo foi o Petro Science, que teve como objetivo estimular os alunos a fazerem iniciação científica na área. Estudantes que já tinham trabalhos de iniciação deram depoimentos durante o encontro, com o objetivo de estimular os demais estudantes a desenvolverem projetos de pesquisa ainda na graduação. Professores também apresentaram palestras para detalhar como é a carreira acadêmica, trazendo para os participantes uma visão alternativa à carreira nas empresas.

O Capítulo também organiza vários trabalhos voluntários para ajudar a comunidade local e aproximar a Poli da sociedade. Entre as campanhas organizadas estão a de arrecadação e entrega de brinquedos para as crianças atendidas na ala pediátrica da Santa Casa de Santos, a de doação de sangue, e de arrecadação e envio de alimentos para orfanatos e entidades sociais locais. “A SPE avalia todo o trabalho do Capítulo e valoriza não apenas as iniciativas voltadas para a academia e o desenvolvimento da carreira dos estudantes, mas sua preocupação com a sociedade. Esse conjunto de iniciativas do nosso grupo de alunos é que motivou a SPE a conceder o prêmio”, conclui Yamamoto.

Para conhecer mais sobre o Capítulo e suas ações, basta clicar no site oficial do grupo –http://speuspstudentchapter.com.br/, acompanhar sua página no Facebook –https://www.facebook.com/capitulospeusp e no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCPOJPE010p-Ji2nQZesT-7g/feed.