A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) está construindo um Laboratório de Banho – o Laban – para testes comparativos de modelos dos chuveiros existentes no mercado – solar, elétrico, gás e híbridos. O Laban está sendo instalado nos vestiários femininos e masculinos da Raia Olímpica do Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp) da USP, onde cerca de 600 pessoas tomam banho diariamente após a prática de atividades físicas. O objetivo é realizar testes comparativos de longo prazo com os quatro modelos de aquecimento de água para avaliar o gasto e o consumo de energia, considerando as seguintes variáveis: fontes energéticas, custos de implantação, operação, manutenção, efeitos climáticos sazonais e hábitos dos usuários que influenciam o desempenho e os custos do banho. Saiba mais.