Em encontro em São Paulo, consultor norte-americano fala sobre Open Software, Open Hardware e Open Culture e os seus impactos para o Brasil

“Por muitos anos empresas lutaram para protegerem sua propriedade intelectual e trabalharam de forma isolada, mas esta é a melhor estratégia agora?” provoca o Diretor Executivo do Linux Professional Institute (LPI), organização sem fins lucrativos, sediada na Califórnia, Estados Unidos, constituída em 1999 pela comunidade Linux, que desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI. A pergunta é ponto de partida do segundo encontro do Ciclo de Palestras Swarm Computing e Internet das Coisas, que acontece no próximo dia 13 de outubro, no Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP.

Programador, designer e administrador de sistemas, gerente de produto, gerente técnico de marketing, autor e educador, desde 1969, Maddog trabalha atualmente como consultor independente. No encontro, explorará o tema do open source e discutirá se essa estratégia que vem sendo adotada há anos por diversas empresas, tem sido a melhor para elas e para o Brasil, e como ela se conecta com à tendência de Internet das Coisas. Maddog partirá de vários modelos de negócios, incluindo os da ARM, Linaro e outros para analisar por que o desenvolvimento isolado pode ser uma falha estratégica, e que colaboração e abertura, está o caminho para o sucesso. Ele tem pregado os benefícios do Open Source Software pelo mundo. Se graduou em Comércio e Engenharia pela Drexel University, e tem mestrado e doutorado pela Universidade de Troy, Nova Iorque.

O Ciclo de Palestras Swarm Computing e Internet das Coisas tem como principal objetivo trazer discussões de aspectos técnicos e científicos sobre o tema. A Internet das Coisas (IoT) é uma rede de objetos físicos ou “coisas” com eletrônica, software, sensores e conectividade. Esta conectividade de todas as coisas permite a geração de valor pelo oferecimento de novos serviços e pela geração de informação pela troca de dados com o fabricante, operador e outros dispositivos conectados pela Internet. Já o termo Swarm, considera a formação de uma inteligência coletiva, onde dispositivos computacionais cooperam dinâmica e oportunisticamente, gerando redes orgânicas e heterogêneas. Neste cenário, a comunicação entre as coisas torna-se fundamental.

Ao longo de 12 meses serão realizados encontros com profissionais de diferentes países, ativamente envolvidos com a área de Internet das Coisas, seja no ambiente acadêmico ou da indústria, para discutir os aspectos técnicos da aplicação da IoT . Entre os temas que serão abordados, estão “Web of Things”, Segurança na IoT, Cidades Inteligentes, entre outros. Organizado e realizado pelo Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP) e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), o Ciclo de Palestras Internet das Coisas conta com o apoio do IEEE, CESoc, W3C, LSI-TEC, POLI-USP e IME-US, e o financiamento da LG Electronics.

Open Software, Open Hardware and Open Culture: O que significa para o Brasil

Ciclo de Palestras em Swarm Computing e Internet das Coisas

Dia: Terça-feira, 13 de outubro, das 12h30 – 13h30

Será oferecida alimentação