Nos dias 13 e 14 de novembro, acontecerá em São Paulo a final da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Participarão do evento 62 times selecionados nas eliminatórias regionais entre os 639 times, de 209 instituições de ensino superior brasileiras. Os ganhadores representarão o Brasil na final mundial em Phuket, na Tailândia, em maio de 2016.

A maratona de programação nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso. No ano de 2014, quase 40 mil estudantes de cerca de 2530 escolas de mais de 100 países competiram em regionais em todo o planeta e apenas pouco mais de 120 (cerca de 1%) participaram das finais mundiais do evento, em Marrakech, Marrocos. Cinco times brasileiros foram selecionados para as finais mundiais em 2015, que foi vencida por uma equipe Russa.

O evento, que ocorre concomitantemente em toda América Latina, é organizado no Brasil pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e este ano será hospedado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA), com a expectativa de um público de aproximadamente 350 pessoas, entre treinadores, equipe técnica, alunos e visitantes. Serão 62 times, classificados após a disputa da primeira fase, que foi realizada no dia 12 de setembro de 2015, em diversas sedes regionais espalhadas pelo país. Os times, formados por três alunos e um treinador cada, têm pela frente o desafio de desenvolver softwares para resolver o maior número dos problemas propostos em um período de cinco horas.

A programação da final brasileira, além da competição, contará com palestras realizadas pela equipe do B2W Digital e do Facebook, além de um show de mágica do professor Marcos Gubitoso, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Haverá distribuição de brindes aos participantes e prêmios especiais para os times vencedores.

Lucy Mari Tabuti, professora, coordenadora do IBTA e diretora da organização da final de 2015, afirma que esta é a maior edição da Maratona de Programação no Brasil, mostrando que a computação está em processo de evolução no país. “A computação está evoluindo a cada dia e o que se espera do público participante é a capacidade do trabalho em grupo e o desenvolvimento dos problemas de forma criativa. Daqui saem grandes talentos que podem ser absorvidos pelas empresas. Não é à toa que temos participantes de peso”, afirma a diretora.

A final brasileira da 20a edição da Maratona de Programação será realizada nos dias 13 e 14 de novembro de 2015, no Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA), localizado na Av. Paulista, 302, na cidade de São Paulo, com o apoio da Faculdade IBTA, Facebook, Vá de Táxi, São Paulo Convention & Visitors Bureau, Aeris, B2W Digital e do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli-USP, que também participa com um time de alunos do curso de Engenharia de Computação e pós-graduandos ajudando na organização do evento.