CAPES oferece novas bolsas de mestrado e doutorado para pesquisas envolvendo coronavírus

Os programas da Universidade de São Paulo serão beneficiados com 23 bolsas, sendo 11 de mestrado, e 12 de doutorado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, em 13 de abril, o Ofício Circular nº 17/2020-GAB/PR/CAPES, no qual comunica que destinará novas bolsas de estudo para pesquisas de pós-graduação que abordem temas relacionados ao COVID-19. A ação emergencial tomada pelo órgão visa aumentar e acelerar a produção de conhecimento que ajude a enfrentar a atual pandemia.

Segundo a CAPES, a concessão busca induzir a geração de conhecimento relacionado especialmente à prevenção e ao combate da atual pandemia, ou endemias e epidemias em geral que assolam o País, envolvendo áreas do conhecimento como infectologia, epidemiologia, imunologia, microbiologia, biotecnologia, bioinformática, bioengenharia, ou correlatas, cujos conhecimentos possam compor esforços coordenados de atuação perante tais situações.

As bolsas possuem duração máxima de 36 meses, com possibilidade de prorrogar por mais, no máximo, 12 meses. O ofício ainda diz que tais bolsas seguirão as mesmas regras, quanto à seleção de bolsistas, do programa institucional de concessão de bolsas no país por meio do qual cada PPG é atualmente apoiado – Programa de Demanda Social (DS), Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) ou Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC).

Na USP, o programa disponibilizará uma bolsa de mestrado e uma de doutorado para cada uma das seguintes áreas, contabilizando um total de 23 bolsas:

• Biotecnologia, Ciência da Computação, Engenharia Mecânica e Física, no campus da Cidade Universitária;
  • Química, na USP Ribeirão Preto;
  • Ciências da Computação Matemática Computacional, Ciências e Engenharia de Materiais, Engenharia de Transportes, Engenharia Mecânica, Física e Química do campus USP São Carlos;
  • além de uma bolsa de doutorado para Química, em São Paulo.

Dúvidas sobre o programa podem ser enviadas para o e-mail acao.emergencial@capes.gov.br. Outras informações estão disponíveis no site da CAPES