Via Agência FAPESP – O Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Tratamento de Resíduos Sólidos com Bolsa FAPESP. Prazo de inscrição até dia 4 de agosto.

A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Estudo de novas tecnologias e rotas de processamento para o tratamento e reciclagem de resíduos sólidos”.

O projeto temático tem como objetivo geral caracterizar e estudar processos e alternativas tecnológicas para tratar e reciclar resíduos sólidos de acordo com o que foi estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de estudar as implicações e regulamentações previstas na lei brasileira sobre o assunto. O projeto será desenvolvido no Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Metalurgia Extrativa da Poli.

O bolsista selecionado irá desenvolver o tema “Recuperação de cobre a partir do liquor obtido na biolixiviação de placas de circuito impresso através de eletro-obtenção”. O candidato deve comprovar experiência científica no tema proposto. É desejável que tenha experiência em resíduos sólidos, técnicas eletroquímicas e analíticas (FAAS, ICP, EDX, CI).

As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentação anexa em formato pdf, e enviadas ao professor responsável pelo Projeto Temático Jorge Alberto Soares Tenório (usplarex@gmail.com), pesquisador principal do projeto.

Os documentos necessários para a inscrição são Curriculum Lattes atualizado, certificado de conclusão do doutorado e carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa, com um breve relato da experiência do candidato.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em http://www.fapesp.br/bolsas/pd