A equipe de robótica da Escola Politécnica da USP, ThundeRatz, conquistou sete troféus na competição do Winter Challenge XIII, realizada em julho deste ano, em São Caetano do Sul. O grupo de extensão do Departamento de Engenharia Mecatrônica levou mais de 60 membros e 17 projetos, e foi campeão da categoria de Sumô Radio Controlado 3kg com o robô StoneHenge, e com isso foi convidada a participar do mundial desta categoria que acontece em dezembro no Japão.

A equipe também conquistou troféus nas categorias Combate (27,2kg; 13,6kg e 500g), Hockey e Sumô (500g). Esta foi a 13ª Edição da competição promovida pela Robocore, e reuniu mais de 1000 competidores de diversos lugares do Brasil e de outros países. “Foi a edição em que conseguimos o segundo melhor resultado da equipe em número de troféus, participamos com o maior número de membros da equipe e, pela terceira vez consecutiva, fomos a equipe com maior destaque na competição”, destaca Gabriel Asnar, estudante de engenharia elétrica e capitão geral da ThundeRatz.

O estudante relata que a equipe levou novos projetos à competição, com o apoio de empresas. “Para essa competição, nós estreamos um novo robô da categoria Combate FeatherWeight (13,6kg), o projeto foi apoiado pelo Amigos da Poli e chegou na segunda colocação. Estreamos também um novo robô da categoria BeetleWeight (1,5kg), e um robô da categoria Trekking, que inovou com um sistema de rede neural para reconhecimento de imagem, apoiado pela Nvidia e LeddarTech. Nossos principais apoiadores são Amigos do Poli, Micropress, OSG e DVPRO”.

As próximas competições que a ThundeRatz participará serão o Salão da Robótica, em Curitiba, no final do mês de agosto, uma competição internacional na China, no mês de novembro, além do mundial do Japão, que acontecerá no mês de dezembro.