FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Em evento internacional promovido pela Poli-USP, estudantes de diferentes nacionalidades desenvolverão projetos para resolver gargalos das cidades

A solução de problemas enfrentados por municípios brasileiros passa pelo desenvolvimento de tecnologias, soluções inovadoras. Esta é a proposta do Encontro Internacional para Liderança na  Engenharia (EILE), promovido por alunos da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), e que será realizado de 4 a 10 de setembro, em Santos. A segunda edição do evento irá reunir 48 estudantes brasileiros e estrangeiros para uma semana de imersão em palestras e debates com especialistas, com o tema Cidades do Futuro. Ao final da semana, as equipes formadas apresentarão um projeto inovador que pode receber um investimento de até R$ 15 mil, e será desenvolvido ao longo dos próximos três meses.

Na primeira etapa, os participantes passarão uma semana na cidade santista, onde a Escola Politécnica sedia o curso de Engenharia de Petróleo. O conteúdo da etapa de imersão vai desde urbanismo e transporte até a utilização de Big Data e inovações em educação. O foco dos organizadores desta edição é fomentar projetos que tenham viabilidade e impacto na sociedade. Para que as equipes possam fazer propostas que tenham essas características como prioridade, eles fizeram uma parceria com as prefeituras das cidades de Santos e São Carlos, que apresentarão aos estudantes seus gargalos de desenvolvimento. Desta maneira, os coordenadores do evento pretendem aproximar as soluções geradas de uma possível implementação nas cidades.

Neste sentido, o evento dá as condições para que surjam propostas inovadoras para as cidades, partindo daqueles que serão os futuros profissionais e gestores de empresas e instituições públicas. “Por meio do EILE, propomos uma aproximação entre a academia, poder público e iniciativa privada. Essa união dá as condições para que surjam propostas inovadoras para as cidades, partindo daqueles que serão os futuros profissionais e gestores de empresas e instituições públicas. A participação de alunos de diversas partes do mundo traz uma visão ampla e multicultural que agrega muito na elaboração de soluções.

Detalhes sobre o EILE – Fundado em 2016 pelo Grêmio Politécnico, o Encontro Internacional para Liderança na Engenharia é um programa anual que visa estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para os problemas enfrentados pelas cidades brasileiras, por meio da reunião de estudantes de  engenharia, tanto da graduação como de pós-graduação, de diferentes nacionalidades e de universidades de todo o mundo. O programa é divido em três etapas: uma semana de atividades em Santos; três meses de elaboração dos projetos; e seis meses para o desenvolvimento do melhor projeto.

Na Baixada, os alunos serão hospedados em um hotel e, imersos em um ambiente estimulante, assistirão diversas palestras e painéis voltados para o tema do evento: Cidade do Futuro. Durante a semana, os participantes deverão se dividir em seis grupos, compostos por brasileiros e estrangeiros. Esses grupos realizarão diversas reuniões internas, em que serão discutidos os temas apresentados nos painéis, e terão que escolher um problema urbano para desenvolver uma solução.

Após essa semana em Santos, começará a segunda etapa do Encontro. Entre os meses de setembro e dezembro de 2017, os grupos irão realizar diversas pesquisas e desenvolver uma solução para o problema que estão enfrentando. Nesta etapa, os grupos contarão com o suporte de professores da Escola Politécnica e de outras unidades da USP. Ao final desses três meses, cada grupo apresenta a solução proposta a uma comissão avaliadora, que julgará os projetos em três aspectos: viabilidade de implementação, impacto na sociedade e inovação. O melhor deles receberá como prêmio um aporte financeiro de R$ 15 mil para que, entre os meses de março e agosto de 2018, o projeto possa ser desenvolvido pela equipe.

Atendimento à imprensa

Amanda Rabelo

Jornalista-Escola Politécnica da USP

(11)3091-5295/(13)3229-2799

(13) 997155-7518

Print Friendly, PDF & Email