Evento é promovido pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (CAEP) da Escola

Empresas como a BTC e The Boston Consulting Group, além de profissionais atuantes no mercado e referências na área de Engenharia de Produção, estão com suas presenças confirmadas para a VI Semana Acadêmica de Engenharia de Produção (SEGEP), organizada pelo Centro Acadêmico do curso (CAEP) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O evento contará com palestras, rodas de conversa e mini-cursos e acontecerá entre os dias 25 e 29 de setembro.

Segundo os organizadores do evento, o intuito é o de aproximar os alunos do mercado de trabalho e das empresas, para que eles se preparem e possam tomar melhores decisões sobre suas carreiras profissionais. Para isso, foram convidados importantes personagens que compõem o cenário das quatro principais áreas dessa Engenharia: mercado financeiro, consultoria, empreendedorismo e indústria. O evento é gratuito e aberto ao público, e as inscrições devem ser feitas por meio deste link.

Confira algumas das atrações da Semana – Em sua sexta edição, a SEGEP terá para a abertura a presença de Ricardo Bacellar Wuerkert, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele fez mestrado em Administração no Centro de Pesquisa em Administração da instituição e iniciou sua carreira na Ambev, onde trabalhou por 15 anos. Lá, atuou nas áreas de Marketing, Comercial, Internacional e Regional. Foi presidente da empresa na operação da Argentina, quando migrou para a área de Recursos Humanos.

Ainda na segunda-feira, a BTC irá ministrar um minicurso de Strategic Management. Nele, será abordado um caso real de definição e implementação de estratégia corporativa. O minicurso terá vagas limitadas para garantir um melhor aproveitamento das aulas, e as vagas serão alocadas por ordem de inscrição, que deve ser feita pelo formulário geral.

Após isso, a BTC oferecerá uma palestra de Desafios de Crescimentos, em que serão abordados os principais desafios de empresas em fase de crescimento (principalmente startups), com casos reais de negócios, estruturando a ligação entre a estratégia corporativa e estratégia financeira.

A The Boston Consulting Group irá apresentar um estudo sobre infraestrutura no Brasil, discutindo os principais desafios para se atuar no País. Já a Falconi, consultora brasileira, irá apresentar um case sobre gestão hospitalar. A Semana ainda terá palestras do Itaú, Visagio, AMBEV, além de rodas de conversa com as startups LeanSurvey e LivUp sobre empreendedorismo. O evento programou, ainda, duas visitas técnicas ao Cubo, incubadora de start-ups, e à GM. Para participar das visitas é preciso se inscrever presencialmente, na Xerox no CAEP. As vagas são limitadas.

A SEGEP será encerrada por Monalisa Guarda, que contará um pouco sobre sua trajetória, principais desafios e experiências. Ela formou-se em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e fez seu MBA na Ibemec Business School – SP. Desde então, construiu sua carreira na área financeira. Começou como economista na multinacional argentina Bunge & Born, passou quatro anos com chefe de pesquisa de crédito no Instituto Socimer Securities, na Flórida. Em seguida, trabalhou como diretora na área de Business Risk no Standard Bank Group, até que iniciou sua trajetória no Barclays, como diretora executiva na área de Credit Risk. Hoje, Guarda é chefe na área de riscos do Bank of America.

Outras informações sobre a programação aqui.