Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de instituições públicas e privadas puderam participar de provas em três níveis diferentes

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) foi palco da última etapa da 41ª Olimpíada Paulista de Matemática, realizada com estudantes matriculados no Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas do estado. Cerca de 600 candidatos foram recepcionados pela Equipe do Escritório de Relacionamento da Escola e puderam aproveitar para conhecer a Poli e tirar dúvidas a respeito do vestibular, carreiras e Engenharia. A Olimpíada ocorreu no prédio do Biênio, no dia 28 de outubro.

Os participantes foram divididos em três níveis gerais (Alfa, Beta ou Gama) de acordo com o ano em que estão matriculados, e realizaram duas etapas. Na primeira fase, as provas foram aplicadas e corrigidas pelos professores de cada escola participante. Na segunda, feita na Poli, elas foram corrigidas pela Comissão Organizadora do evento. Durante essa etapa, cada instituição de ensino pôde enviar apenas cinco alunos. O conteúdo das provas relacionou-se com todas as frentes da matemática, como Álgebra, Geometria e Aritmética, e variou de dificuldade em cada nível. Confira as fotos do dia aqui.

A premiação foi feita no mesmo dia, no Estanplaza International Convention Center, em São Paulo. Nela, participaram 209 estudantes do Nível Alfa, 221 estudantes do Nível Beta e 161 estudantes do Nível Gama. Confira a lista de premiados. O evento contou com o apoio do Governo do Estado, Sociedade Brasileira de Matemática e Student Travel.