A Escola Politécnica da USP realizou, no dia 8 de março, a inauguração do quadro com o retrato do professor José Roberto Castilho Piqueira, que dirigiu a Escola entre 2014 e 2018, e conclui seu mandato amanhã, dia 13 de março. A Poli tem como tradição a produção de um quadro retratando seus dirigentes, desde seu primeiro diretor, Antonio Francisco de Paula Souza, que dirigiu a Escola de 1893, ano de sua fundação, a 1917, ano em que faleceu. José Roberto Castilho Piqueira é o 26º diretor da Escola, e o seu quadro foi pintado pelo artista Leandro Melo.

A solenidade de inauguração foi realizada junto à homologação da eleição da nova chapa para diretoria da Escola, no último dia 7, e contou com a presença do Reitor da Universidade de São Paulo, professor Vahan Agopyan, de docentes membros do Conselho Técnico Administrativo e funcionários.

A professora Liedi Légi Bariani Bernucci agradeceu pelos quatro anos de parceria. Ela ocupou a vice-diretoria no mandato que agora se encerra. “Conheci uma pessoa muito culta, inteligente, competente, leal, que tem uma simplicidade para tratar os problemas, é muito direta e que sempre expressou um incrível compromisso com a nossa Escola e com a USP”, enumerou ela, ao agradecer a parceria.

Ela também ressaltou os avanços da gestão do professor Piqueira. “Com uma mão muito firme, ele colocou aos nossos alunos a questão da responsabilidade de ser um estudante da Poli, ele resgatou o patrimônio moral da Escola. A Poli continuou se aperfeiçoando e melhorando, mesmo em um momento de crise”, disse. “Foi um grande parceiro, sempre destacando a Diretoria e não a figura do diretor. Este é um momento muito feliz, ver esse quadro retratando um diretor que tanto me ajudou e a quem vou chamar a minha vida inteira de chefe”, sorriu.

Agopyan também fez um breve pronunciamento, agradecendo, em nome da USP, o trabalho do professor Piqueira à frente da Poli. “Sua atuação foi muito importante não são para a Poli, mas para nossa Universidade. No Conselho Universitário, ele sempre expôs seus pontos de vista de forma direta, com muita sinceridade, o que foi relevante em diversos momentos. Ele sempre colocou a Poli e a USP como prioridades”, finalizou.

O professor Piqueira agradeceu as palavras e enfatizou que não atuou sozinho na sua gestão. “Fizemos tudo juntos, eu, a professora Liedi, os chefes de Departamento, os integrantes das nossas Comissões… A Escola tem de ter um espírito de lealdade e de trabalho conjunto”, afirmou. “Só tive alegrias ao longo desses quatro anos à frente da Diretoria”, concluiu.

Veja aqui as fotos do evento.