FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Reunindo pesquisadores de alto nível, que formam um dos poucos grupos atuantes na área de ultrassom, o Laboratório de Ultra-Som da Poli é equiparado aos melhores do mundo. Além de pesquisas aplicadas nas áreas médica e petrolífera, outros projetos realizados pelo Laboratório incluem os setores de mineração, tecelagem e caracterização de materiais.

Na caracterização de materiais, por exemplo, o ultrassom é usado para medição de propriedades de líquidos. A técnica, desenvolvida de modo pioneiro pelo Laboratório, é referência internacional. “Nós somos citados como as principais fontes de pesquisa nessa linha no mundo”, conta o professor Adamowski.

Alguns dos estudos desenvolvidos pela Poli nessa linha possibilitam medir a densidade e viscosidade de líquidos e caracterizar emulsões. “São projetos que despertaram o interesse de empresas de vários segmentos em função de suas aplicações diversas, tais como detecção de adulteração na gasolina, medição de teor de gordura do leite ou a porcentagem de água dissolvida em óleos”, finaliza.
Saiba mais:
Print Friendly, PDF & Email