FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A cidade de Querência, no Mato Grosso, situada no Parque do Xingu a 900 km de Goiânia, tem observado uma demanda crescente por equipamentos para o tratamento dos pacientes de covid-19. Em razão disso, o Projeto Inspire, da Escola Politécnica (Poli) da USP, enviou ventiladores pulmonares para os hospitais do município.

Devido à dificuldade de acesso ao local, ampliada pelas restrições no transporte ocasionadas pela pandemia, a operação exigiu intensa articulação de profissionais da Poli, da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira (FAB) e da empresa privada LATAM Airlines Brasil. A FAB e a LATAM realizaram o transporte dos aparelhos em um dia como carga prioritária do voo. Funcionários locais também auxiliaram na movimentação.

O Projeto Inspire é uma iniciativa da Poli em parceria com a Marinha Brasileira para produção de ventiladores pulmonares com preço abaixo do mercado, os quais são distribuídos gratuitamente para hospitais de todo o Brasil que necessitam dos equipamentos. Os professores e pesquisadores da Poli desenvolveram os ventiladores e continuam os  aperfeiçoando. A Marinha Brasileira atua na produção e distribuição dos aparelhos.

Print Friendly, PDF & Email