Para celebrar os 50 anos do primeiro circuito integrado projetado no Brasil, o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica (Poli) da USP realizou um evento online no dia 13 de novembro.

Em 1971, o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Poli, João Antonio Zuffo projetou o primeiro circuito integrado do Brasil e da América Latina.

“Não é pouco comemorarmos as cinco décadas do primeiro circuito integrado feito no Brasil. Em ocasiões como essa, sentimos orgulho do que essa escola pode fazer, do que a USP pode fazer para o desenvolvimento econômico e tecnológico do País e para o bem-estar da nossa sociedade. Apoiar o desenvolvimento da indústria faz parte da missão da Poli, e hoje celebramos o cumprimento dessa missão”, afirmou a diretora da Poli, Liedi Legi Bariani Bernucci, na abertura do evento.

O evento também contou com a presença do professor João Antonio Zuffo que realizou uma palestra especial sobre a sua trajetória profissional e a criação do circuito.

“Na década de 1970, o Brasil era forte na área de física de estado sólido, e eu queria dirigir parte desses pesquisadores para a área da microeletrônica. Eu sonhava com pequenos laboratórios, em várias universidades brasileiras, para criar aqui uma comunidade capaz de desenvolver uma indústria mais sólida”, explicou o professor Zuffo.

Assista na íntegra o evento “50 anos do chip brasileiro”.

Saiba mais detalhes na matéria do Jornal da USP.