Departamento de Engenharia de Produção realiza premiação para projeto de graduação “Gestão de Operações de Manufatura”

No dia 21 de setembro, foi realizada no Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Poli-USP a entrega do Prêmio de Melhor Projeto de Melhoria de Produtividade, desenvolvido, em 2017, no contexto da disciplina “PRO3444 – Gestão de Operações de Manufatura”. Ministrado pelos professores Dario Ikuo Miyake e Paulino Graciano Francischini, este curso tem o objetivo de apresentar aos alunos de graduação do PRO os principais conceitos referentes a operação, controle, manutenção e melhoria dos sistemas de produção.

O evento contou com a participação do Sr. Ruy Cortez de Oliveira, sócio e diretor administrativo do Kaizen Institute, patrocinador do prêmio, dos docentes responsáveis pela disciplina e do professor Fernando José Barbin Laurindo, chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP.

Representando o grupo vencedor, os estudantes Gustavo Garcia Majzoub e Nathan Benigno Sboarine apresentaram o trabalho desenvolvido. Nele, os alunos realizaram um estudo na fábrica de uma empresa do setor gráfico, analisando as condições atuais da sua

estrutura e processos de produção a fim de identificar os principais problemas enfrentados por seus gestores, e sugerir possíveis alternativas para melhorar a produtividade. O público deste evento era composto, em sua maioria, por alunos matriculados na disciplina em 2018, que deverão realizar projetos similares ao apresentado.