O aluno de doutorado em engenharia metalúrgica e de materiais da Escola Politécnica (Poli), Joner Oliveira Alves, venceu o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2010, na categoria Jovem Pesquisador. A cerimônia de entrega será realizada no dia 19, em Buenos Aires (Argentina).

Atualmente o aluno desenvolve a parte final do doutorado sob a orientação do professor Jorge Alberto Soares Tenório, do Departamento de Engenharia de Metalúrgica e de Materiais da Poli. O trabalho premiado tem como título “Síntese de nanotubos de carbono através do uso do bagaço da cana-de-açúcar como matéria-prima”.

O Prêmio é promovido pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e tem apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Lançado em abril de 2010 em todos os países membros do Mercosul, o Prêmio selecionou os melhores trabalhos sobre nanotecnologia elaborados por estudantes e pesquisadores da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UNESCO