FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

O Laboratório de Sistemas de Suporte a Decisões Aplicados a Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos (LabSid), do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária (PHD) da Escola Politécnica, recebeu o Prêmio de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Agência Nacional de Águas – órgão regulador do setor de recursos hídricos do Brasil.

O prêmio foi conferido pelas contribuições do LabSid ao desenvolvimento científico e tecnológico para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País, obtidas graças ao modelo matemático denominado AcquaNet.

Trata-se de um modelo matemático criado para auxiliar na tomada de decisões a respeito de problemas complexos de aproveitamento e gestão de recursos hídricos, os quais envolvem alocação racional da água entre os diversos usos e usuários, qualidade da água, geração de energia e aspectos econômicos. Por sua abrangência e eficiência, o sistema teve uma grande aceitação no meio técnico, e se tornou uma referência para o setor. O programa é de domínio público e está disponível no site www.labsid.eng.br.

Com o auxílio do AcquaNet, já foram elaborados inúmeros estudos, a exemplo do Projeto de Integração do Rio São Francisco; do Sistema de Suporte a Decisões para a Operação dos Sistemas Produtores de Água da Sabesp; do Sistema de Suporte a Decisões das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí; dos Estudos do Sistema de Abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (CE), entre outros.

Para desenvolver, aperfeiçoar e expandir o modelo, o LabSid conta com o apoio de órgãos de fomento à pesquisa, de entidades envolvidas com o uso e a gestão de recursos hídricos, além de empresas de consultoria, a exemplo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Companhia Estadual de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), da Superintendência de Recursos Hídricos do Estado da Bahia, entre outros.

 

Print Friendly, PDF & Email