As equipes de aeromodelismo Keep Flying e a Keep Flying Jr, de alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), participaram, neste feriado, da SAE AeroDesing, em São José dos Campos, São Paulo. O principal objetivo da competição é desenvolver protótipos inovadores de aeronaves.

O grupo Keep Flying criou uma aeronave sem cauda, com duas asas sobrepostas. De acordo com a pesquisa feita pela equipe, não existe ainda nenhum equipamento similar em funcionamento no Brasil e no mundo, relata o coordenador das equipes, professor Antônio Luís de Campos Mariani. “Esse tipo de máquina é considerado um paradigma por exigir desenvolvimento e modelagem complexa para fazê-la voar. A competição propõe aeronaves cargueiras rádio controladas, que tem dimensões limitadas, todas da mesma categoria usam motores similares, e devem cumprir missões com restrições estabelecidas, como decolar em até 60 metros e pousar em até 120 metros”.

Já o projeto da Keep Flying Jr, traz uma novidade na fabricação por se tratar de um avião com propulsão elétrica bimotora, que deverá voar com uma carga que será desconectada, e pousar com o uso de um paraquedas.

A primeira equipe está na categoria regular (motores a combustão) e a segunda na categoria micro (motores elétricos), com aeronaves cargueiras controladas por rádio.

Assista aqui o vídeo do protótipo do Keep Flying, e o da Keep Flying Jr. e inscreva-se no canal das equipes no Youtube.