Com o objetivo de aumentar a capacidade das universidades e da indústria no ensino, treinamento, pesquisa e desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados (VANTs), será realizada entre os dias 11 e 13 de maio, na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, a 1ª Conferência Brasileira de Sistemas Embarcados Críticos (I CBSEC). O evento será coordenado pelo professor João Batista Camargo Jr., líder do Grupo de Análise de Segurança (GAS) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, da Escola Politécnica da USP (Poli-USP). “Durante a conferência, haverá diversas palestras internacionais, além de um workshop sobre segurança, com o intuito de debater aspectos desafiadores relacionados ao tema de certificação de VANTs no espaço aéreo controlado”, explica ele.

A ideia é agregar conhecimentos e competências necessárias para o desenvolvimento de sistemas críticos embarcados. A ênfase será colocada em veículos autônomos. Durante o evento, serão reunidas e discutidas informações científicas e tecnológicas, ferramentas, aplicativos e metodologias com impacto social e econômico em áreas estratégicas, como segurança, agricultura e defesa, aviação, automotiva e proteção do meio ambiente. “Dentre os pesquisadores de destaque vale ressaltar a presença de John Knight, da Virginia University, com diversas pesquisas sendo conduzidas nessa área do conhecimento”, diz Camargo Jr.

O GAS realiza pesquisas e projetos relacionados com a confiabilidade, segurança e disponibilidade de sistemas de computação aplicada, principalmente em áreas críticas, tais como metrô e trens, transporte aéreo, indústria petroquímica, usinas nucleares e sistemas médicos. São estudados pelo grupo aspectos relacionados com a tolerância a falhas em sistemas de computador, abrangendo também aspectos da qualidade de software.

Mais informações sobre a I CBSEC: http://www.inct-sec.org/cbsec2011/