Amigos e Amigas,
Nós temos o prazer de apresentar os 11 projetos selecionados no Edital de Combate ao COVID-19, de caráter emergencial, devido à atual situação de crise que atinge o Brasil e o mundo.

Agradecemos muito a todos que inscreveram seus projetos, compartilharam nossas divulgações e que doaram. Esse é o potencial de impacto e transformação que, juntos, somos capazes de promover para a sociedade.

Confira os projetos selecionados:

• E-Group: Face Shields (Prof. Alain Guimarães): aumentar a capacidade produtiva de Face Shields (máscaras com tiara e viseira). A operação baseia-se no fornecimento de máscaras a custo zero para proteger a linha de frente de combate ao COVID-19.
  • Solução de Telemedicina para Triagem de Pacientes com Suspeita de COVID-19 (Prof. Marcos Barretto): desenvolvimento de uma plataforma de atendimento por telemedicina para triagem e acompanhamento de pacientes do COVID-19, através da comercialização de um kit entregue ao paciente em seu domicílio, combinado com plataforma para interação por chat e videoconferência entre paciente e médico habilitado para o atendimento.
  • Máscara Inteligente Para Pacientes Com Quadro Clínico Inicial Da Doença Covid-19 (Prof. Sebastião Gomes do Santos Filho): fabricação de máscaras de baixo custo com dupla camada de polipropileno flexível como barreira facial obtida através de moldagem. A máscara facilita a respiração, promove a inalação controlada de medicamentos e mantém a temperatura do fluxo expirado para neutralizar o vírus presente nas mucosas.
  • Projeto Open Source Robô Transportador Hospitalar (Prof. Leopoldo Yoshika): construção de uma plataforma open source para robô de transporte de produtos dentro de hospitais, reduzindo contato humano e preservando a saúde de médicos e pacientes. O foco é uma versão customizada para utilização no Hospital Universitário da USP (HU) de um projeto que foi apoiado no Edital 2019 do Amigos da Poli.
  • Estudo do fluxo de pessoas em ambiente de trabalho mitigando o risco de contaminação por doenças infectocontagiosas (Coronavírus) (Prof. Daniel Mota): estudos e simulações de fluxo de pessoas para identificar e otimizar políticas de circulação, com aplicação prática em empresas com o intuito de diminuir o contágio entre os funcionários e manter a produtividade.
  • Equipamento para desinfecção rápida de máscaras N95 por processo foto-irradiado para reutilização emergencial (Prof. Antônio Carlos Silva Costa Teixeira): desenvolvimento do projeto e a construção de uma estação de esterilização de máscaras por irradiação UV-C de operação contínua para suprir a demanda de reabastecimento de EPIs.
  • Esterilização e reuso de máscaras PFF2_N95 (Prof. Arturo Forner Cordero e Vinícius Henrique Amaral): reutilização das máscaras PFF2/N95 sem perda de segurança para o usuário, com montagem de equipamentos para execução de 3 métodos distintos de esterilização dos EPIs.
  • Laboratório Digital EAD através da Internet das Coisas (Prof. Reginaldo Arakaki e Victor Hayashi): execução à distância das aulas da disciplina de laboratório digital, obrigatória para alunos do 3º ano da Engenharia da Computação, através do uso de tecnologias de Internet das Coisas.
  • Vent19 – Ventilador Mecânico de Emergência (Prof. Marcos Tsuzuki): desenvolvimento de um modelo de ventilador mecânico que possa ser montado e distribuído rapidamente e também de um módulo supervisório que se comunicará por meio de bluetooth. Os ventiladores mecânicos podem ser controlados localmente ou pelo supervisório.
  • INTENSA – Máscara EPR de Alto Desempenho (Prof. Ruy Marcelo Pauletti): desenvolvimento de uma máscara de proteção respiratória de alto desempenho adaptando máscaras de mergulho ‘full face’. A máscara INTENSA protege com um único EPI tanto as vias respiratórias como os olhos do usuário.
  • +Ventiladores (Prof. Henrique Moriya e Antônio Francisco Gentil Ferreira Júnior): implantação de ponto de manutenção e calibração de 3000 ventiladores pulmonares que se encontram fora de operação na rede de saúde pública (SUS), com potencial de salvar 11 mil vidas.

Esse é o resultado de apenas uma de nossas lutas, mas queremos fazer ainda muito mais! Pela educação e pelo Brasil!

Continue fazendo parte dessa caminhada conosco!

Doe para o Amigos da Poli!

#engenheirospelavida

Um grande abraço,