Novo grupo da Poli-USP quer fomentar contribuições da engenharia para saúde planetária

Temática envolve soluções para um planeta baseado no equilíbrio dos seus ecossistemas, na saúde e bem-estar humano e de todas as formas de vida

Um grupo de professores da Escola Politécnica (Poli) da USP está articulando a criação de um grupo de extensão que promoverá a Saúde Planetária na Engenharia, a partir do engajamento da comunidade politécnica em atividades de ensino, pesquisa e extensão que proponham soluções sustentáveis para o planeta. “Todos os docentes, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação interessados em sustentabilidade, Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, Economia circular são bem-vindos”, destaca o docente da Poli, Antonio Mauro Saraiva, que lidera o grupo de estudos em Saúde Planetária do IEA.

A proposta será apresentada em um workshop no dia 30 de maio, segunda-feira, das 10h às 12h30, na Sala Alfredo Bosi na sede do IEA-USP. Interessados podem se inscrever no link. O uso de máscara é obrigatório.

Este grupo baseia-se na experiência, no reconhecimento e conexões nacionais e internacionais do Grupo de Estudos em Saúde Planetária sediado na USP, membro da Planetary Health Alliance (PHA – Harvard University) e que organizou recentemente o congresso 2021 Planetary Health Annual Meeting, com mais de 5000 inscritos de 130 países. “É necessário aumentar a presença e participação de engenheiros nessa comunidade”, destaca o professor Saraiva.

O objetivo do projeto, neste primeiro ano, é estabelecer o grupo com participação de alunos, professores e funcionários, e difundir noções básicas sobre SPE na comunidade politécnica, criando condições para sua expansão em anos seguintes com outras ações, como intervenções de engenharia. A proposta inicial é estruturar um grupo e disseminar práticas voltadas à saúde planetária.

Entre os objetivos do grupo está a apresentação aos alunos de novas perspectivas sobre o papel da engenharia e suas tecnologias na saúde planetária, prevenindo impactos humanos no planeta, e desenvolvendo soluções para mitigá-los. Essa atuação é cada vez mais demandada pela sociedade e pelo mercado. O projeto vai contribuir para preparar os alunos no exercício da transdisciplinaridade e proporcionar-lhes oportunidades de cooperação nacionais e internacionais. “Conscientizar os politécnicos sobre o impacto da engenharia na saúde planetária e mostrar como os engenheiros podem tornar-se protagonistas na busca por soluções que minimizem impactos negativos e potencializem impactos positivos”.

Já participam da iniciativa os docentes da Poli Jose Aquiles Baesso Grimoni, Brenda Chaves Coelho Leite, José Rodolfo Scarati Martins, Luiz Alexandre Kulay, Marcelo Seckler, Jun Okamoto Júnior, Uiara Bandineli Montedo, Marco Antonio Simplício Júnior, Carina Ulsen, e o funcionário Nilton Araújo Carmo. A iniciativa conta com o apoio do fundo patrimonial Amigos da Poli, que funciona por meio de uma associação privada sem fins lucrativos de suporte a projetos da Politécnica.

Workshop Grupo Saúde Planetária na Engenharia

Data e horário: Segunda-feira, 30 de maio, das 10h às 12h30.

Local: Sala Alfredo Bosi, no Instituto de Estudos Avançados da USP. Rua da Praça do Relógio, 109, térreo.

Interessados podem se inscrever no link https://forms.gle/vBXyBdh9BVPJA5tcA