Poli-USP recebe visita do professor Antônio Hélio Guerra Vieira, líder do projeto Patinho Feio, primeiro computador brasileiro

O docente foi também diretor da Escola Politécnica e reitor da USP nos anos 1980

“Aos 92 anos, faço o encontro entre o criador e a criatura” [Imagens: Comunicação da Poli]

Na véspera de completar 129 anos, a Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu a visita do professor Antonio Hélio Guerra Vieira, diretor da Poli entre 1980 e 1982 e reitor da Universidade de São Paulo de 1982 a 1986. O professor estava acompanhado de Ivone, sua auxiliar e enfermeira. “Aos 92 anos, faço o encontro entre o criador e a criatura”, brinca, se referindo ao computador Patinho Feio.

Em 1972, alunos de graduação e pós-graduação atuaram sob a liderança do professor Antônio Hélio Guerra Vieira no projeto que elaborou o primeiro computador montado na Universidade – o chamado “Patinho Feio” ou Projeto G-10. O projeto ficou conhecido como o primeiro computador feito no Brasil, e em 2022 completa 50 anos de criação. Além do projeto, como professor titular da Poli, Vieira colaborou para a formação do Departamento de Engenharia Elétrica e para a fundação do Laboratório de Sistemas Digitais (LSD).

“O mais difícil foi achar os componentes”, lembra Vieira em reportagem à Folha de S. Paulo, que tinha 42 anos na época. Quatro anos antes, ele havia fundado o LSD, que deu origem ao computador. “Eu sempre gostei de eletricidade. E me interessei por computação porque era novidade”, conta.

O professor, na sala de quadros dos diretores da Poli; seu retrato é o terceiro da esquerda para direita, na fileira superior

Como reitor da USP eleito durante o período da ditadura civil-militar, o professor utilizou de diplomacia para que o grupo de militares presentes na reitoria se retirasse, ao mesmo tempo que recontratou os docentes àquela época cassados e que desejassem retomar às atividades na Instituição.

Além disso, Antônio Hélio Guerra Vieira foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e recebeu a comenda de Eminente Engenheiro do Ano de 1977 pelo Instituto de Engenharia.

Leia mais sobre a trajetória de Antônio Hélio Guerra Vieira aqui.