Pesquisadores apresentam aplicações da ciência de dados em evento na USP

A Escola Politécnica da USP receberá, de 3 a 6 de outubro, a sexta edição do Workshop on Data Science, promovido pelo seu Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais em parceria com diversas instituições. Neste ano, o foco do evento será open science e técnicas de síntese, tendo como norte o Projeto PARSEC, uma iniciativa internacional de colaboração entre a USP e instituições de cinco países no desenvolvimento de ferramentas e técnicas para análise de impactos socioeconômicos nas áreas de entorno de unidades de conservação e proteção ambiental.

O Workshop contará com a presença de diversos pesquisadores internacionais e do Brasil, contribuindo nas discussões de aspectos organizacionais à técnicas. No âmbito organizacional, trará debates como realizar pesquisa em grupos internacionais, com foco no tema de gestão de dados e técnicas de reprodução e reúso de pesquisas com o caráter de ciência aberta. Nos temas técnicos, serão discutidos os avanços das pesquisas e uso de Deep Learning para interpretação de dados e imagens para análise socioeconômicas.

A missão deste evento é divulgar para a comunidade científica e acadêmica brasileira as experiências e resultados em ciência de síntese e ciência de dados do projeto Parsec, que além do aspecto inovador do projeto é uma ação de pesquisa colaborativa do Fórum Belmont relacionada à inovação em infraestruturas eletrônicas. “Este projeto visa conduzir ciência de síntese transnacional e interdisciplinar enquanto testa novas abordagens para a gestão e preservação de dados ambientais e socioeconômicos”. O Belmont Forum é uma iniciativa internacional de financiamento estabelecida em 2009 como uma parceria entre organizações, conselhos internacionais e consórcios regionais de fomento à pesquisa comprometidos com o avanço da ciência interdisciplinar e transdisciplinar.

A abertura contará com a participação do presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, da diretora executiva do Belmont Forum, Nicole Arbour, do diretor da Poli, Reinaldo Giudici, do presidente da Comissão de Pesquisa e chefe do Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Poli, Jaime Simão Sichman e os líderes do projeto PARSEC, Alison Specht, da University of Queensland – Australia, Shelley Stall, da American Geophysical Union – AGU, e Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa, da Poli-USP.

A inscrição pode ser feita pelo site http://wds.poli.usp.br/wds6/, gratuitamente. É necessário confirmar presença até o início do evento, no dia 3 de outubro. As vagas são limitadas à capacidade do auditório de 200 pessoas. Além disso, o evento será também transmitido pelo Youtube no canal da Poli, simultaneamente, para quem não puder estar presencialmente.

Serviço

VI WORKSHOP ON DATA SCIENCE – Discuss the approaches of open science and synthesis techniques

Organizadores: Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Projeto Parsec, e Scielo.

Inscrições: gratuitas pelo site http://wds.poli.usp.br/wds6/