FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Skyrats, equipe de drones inteligentes da Poli-USP,  participa de competição internacional na Holanda

Grupo retorna ao Brasil após conquistar o pódio em uma das três modalidades da competição IMAV

Entre os dias 12 e 16 de setembro, a equipe de drones inteligentes da Escola Politécnica (Poli) da USP, Skyrats, participou da IMAV 2022, na cidade de Delft, na Holanda. Sigla em inglês para Conferência e Competição Internacional de Micro Veículo Aéreo, o evento acontece anualmente, e em 2022 chegou à 13ª edição. Com auxílio financeiro da  Escola Politécnica e da USP para a viagem, o grupo viabilizou o projeto com apoio do Fundo Patrimonial Amigos da Poli e uma campanha de financiamento coletivo iniciada no primeiro semestre deste ano. Ao todo, participaram da competição 17 alunos da Poli integrantes do grupo.

Sob orientação do professor Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, a equipe Skyrats iniciou suas atividades em 2017 na Poli. Inicialmente formado por apenas 15 membros, o grupo conta hoje com a participação de mais de 70 alunos de graduação da Poli. Desde sua concepção, a equipe vem trabalhando no desenvolvimento de drones autônomos com foco na participação em competições, além da formação de estratégias tecnológicas com aplicação cotidiana. O seu propósito é a capacitação técnica e profissional de seus membros.

A equipe Skyrats retorna ao Brasil com um ótimo desempenho na competição, tendo conquistado um lugar no pódio em uma de suas três modalidades e ocupado o quarto lugar nas outras duas. Bento Brandani, um dos responsáveis pela comunicação do time, conta que os planos para o futuro da equipe são o de melhorar a autonomia dos drones, desenvolvendo uma asa fixa e aprimorar conhecimentos no Crazyflie, para buscar  vitória na IMAV 2023, na Alemanha; também fala em continuar com o foco no desenvolvimento pessoal e técnico dos membros do grupo e nos resultados nas competições nacionais, como a Competição Brasileira de Robótica em outubro. A primeira participação da equipe no IMAV foi em 2019, em Madri. Naquele ano, eles competiram em duas modalidades e conquistaram o quinto e sexto lugares.

Confira abaixo os depoimentos dos membros do grupo. Acompanhe os próximos passos da SkyRats em seu perfil no Instagram. Para outras informações sobre o grupo, acesse o seu site oficial.

 

 

Bento Brandani conta que “a oportunidade de levar o nome da Escola Politécnica, com apenas membros de graduação, e ainda assim conquistar ótimas colocações na competição, foi emocionante e com certeza foi uma experiência muito enriquecedora para todos os alunos que puderam participar.” Sobre os aprendizados do grupo durante a viagem, destaca a oportunidade de conversar com especialistas na área de robótica aérea e compreender melhor alguns pontos que podem ser melhorados em seus drones, tanto em questões estruturais quanto de arquitetura de hardware e software. Também acrescenta que “a competição nos incentivou a começar a usar o nanodrone CrazyFlie, e com isso a equipe abriu portas para o desenvolvimento de inteligências artificiais para processadores de baixo desempenho. Agora, com o uso de drones de pequeno porte, temos a oportunidade de conquistar mais facilmente pontos nas modalidades indoor das competições por conta do fator peso.”


Acompanhe os próximos passos da SkyRats em seu perfil no Instagram. Para outras informações sobre o grupo, acesse o seu site oficial.

Print Friendly, PDF & Email