Poli Cidadã e Centro Acadêmico de Mecânica e Mecatrônica da Poli-USP recebem alunos de escolas públicas para a 5ª edição da Oficina de Brinquedos

DSC_1444

A Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu, no dia 15 de outubro, alunos de escolas públicas vizinhas à USP para a 5ª edição da Oficina de Brinquedos. O evento foi realizado ao longo do sábado no Departamento de Engenharia Mecânica (PME), e os alunos de 11 e 12 anos estavam acompanhados de seus professores. A ideia da oficina é aproximar as crianças do mundo da engenharia por meio da aplicação prática de técnicas de produção e a realização de um projeto de engenharia simples. O projeto em questão foi um pequeno guindaste que, confeccionado a partir de peças de madeira, operava com o auxílio de um sistema hidráulico formado por seringas e fluidos coloridos.

A atividade foi organizada a partir de uma parceria entre o CAM, Centro Acadêmico de Mecânica e Mecatrônica, e o programa Poli Cidadã, responsável por organizar e estimular projetos sociais que desenvolvam a relação da Universidade com a sociedade e a comunidade externa.

O projeto foi conduzido pelo professor do Departamento e coordenador do programa Poli Cidadã, Antonio Mariani, e contou com a participação de um time de monitores voluntários formado por alunos de graduação da Poli.

Os visitantes chegaram à Poli por volta de 9h e, após uma breve apresentação introdutória sobre a engenharia, puderam observar alguns projetos feitos pelos alunos. Entre eles estavam um corvo animatrônico, um robô modelado às formas de Wall-E, do estúdio Pixar de animação, uma lâmpada acionada por sons captados em um microfone e um jogo de luzes e botões coloridos. O restante do dia foi preenchido pela produção do projeto em si, e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e almoçar no bandejão da USP, no Restaurante Central do campus.

Confira abaixo alguns do registros da oficina. O álbum de fotos completo está disponível neste link.