Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Poli-USP
realiza primeiro encontro científico-cultural e premia
trabalhos de Iniciação Científica

Na última sexta-feira, dia 11 de novembro, o Auditório do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo (PMI) da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi o palco para o I Encontro Científico Cultural do PMI.

O evento, organizado pelas professoras Elsa Vásquez Álvarez e Nara Angélica Policarpo, tinha como objetivo promover a difusão dos trabalhos de Iniciação Científica (IC) do Departamento, incentivar uma maior integração entre estudantes e docentes, bem como a adesão dos alunos em fazer trabalhos de pesquisa e iniciação científica nos referidos cursos.

Next slide

Após a abertura, feita pela professora Patrícia L. H. dos Santos Mattai representando a chefia do PMI, o evento seguiu com a primeira rodada de palestras de ex-alunas do Departamento que atualmente trabalham na Indústria: a engenheira de minas Giovanna C. Cazali, que trabalha na Datamine, na África do Sul, e a engenheira de petróleo Bianca Levy Sgroi Geranutti, que trabalha na Equinor – UK.

Uma das propostas do Encontro era promover dinâmicas culturais, que ficou a cargo da apresentação musical da Acappolli e do estudante de Engenharia de Minas Fernando Miguel, na flauta doce. Posteriormente iniciou-se a segunda rodada de palestras, com a engenheira de minas Érika Cavalheiro Halla, que trabalha na SBGI; a engenheira de petróleo Ana Paula Gomes, da Aresys, em Milão; e da engenheira de petróleo Victória Bergamo B. Chukwurah, que anteriormente trabalhava na Lux Energia e atualmente está no Mercado Livre, na área de programação.

Após a apresentação sobre os diferentes tipos de bolsas para Iniciação Científica disponíveis aos alunos, feita pelo professor Jean V. Ferrari, que integra também a Comissão de Pesquisa da Poli, teve a abertura da exposição dos trabalhos ganhadores da primeira etapa no hall, junto a um coffee break para os presentes. Ao todo, quatro trabalhos de IC, desenvolvidos no PMI, foram expostos e avaliados por uma banca composta pelas palestrantes que estavam presentes, que foram premiados em seguida.

Os vencedores foram os seguintes alunos:

• Em primeiro lugar e com direito a um Kindle, o aluno Jonatas Michel Cardoso Vieira, pelo trabalho “Sistemas de Ventilação nas Minas subterrâneas brasileiras”, orientado pelos professores Anna Luiza Marques Ayres da Silva e Welton T. da Silva;

• Em segundo e recebendo um ano de assinatura da Amazon Prime, o aluno Felipe de Sousa Silva, pela IC “Relação entre o preço do petróleo e custos de Perfuração offshore”, orientado pela professora Regina Meyer Branski;

• O terceiro lugar dividido pelos alunos André Hiroshi Asakawa, no trabalho “Avaliação do impacto do tipo de britagem na liberação mineral em circuitos com pré-concentração”, orientado pelo professor Guimarães Bergerman, e por Gustavo Guilherme Alves Pereira, pela IC “Desenvolvimento de método para determinações elementares em matrizes geológicas por ICP OES”, orientado pela professora Carina Ulsen. Ambos receberam uma assinatura de 1 ano do Spotify.

Next slide