FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Pesquisadora da Poli-USP elenca principais dados para
bases públicas de barragens de mineração

[Imagem: DigitalGlobe/Google Maps/Reprodução)

A engenheira de minas Rafaela Shinobe Massignan, formada em 2o21 pela Escola Politécnica (Poli) da USP, desenvolveu um estudo sobre o conteúdo mínimo de bases de dados de estruturas de contenção de rejeitos, alinhadas a recomendações internacionais de boas práticas em seu trabalho de conclusão de curso. 


Seu trabalho está ligado à necessidade de ampliação da transparência na gestão de riscos das estruturas e contenção de rejeitos, que foi evidenciada em decorrência dos desastres envolvendo barragens de mineração, como na Mina Mount Polley, em 2014, na Barragem do Fundão, em 2015, na Mina do Córrego do Feijão, em 2019, e também pela ruptura recente na província de Free State, na África do Sul, em setembro de 2022. 


Rafaela explica que, em reação às rupturas, foi criado o Padrão Global de Indústria para a Gestão de Rejeitos, que determina que os empreendedores cooperem com iniciativas de criação de bases de dados públicos, embora não defina o conteúdo destas bases. Como resultado, foi proposto um conteúdo mínimo de bases públicas de dados de estruturas de contenção de rejeitos, estruturado em sete categorias e 26 itens. O conteúdo visa a redução da vulnerabilidade social, por meio da maior transparência em informações padronizadas de estruturas de contenção de rejeitos, além da ampliação da divulgação do plano de ação de emergência e do estudo de mancha de inundação.


No Brasil, em consonância ao padrão, a Agência Nacional de Mineração (ANM) desenvolve, desde 2017, o Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM) e, em janeiro de 2020, foi lançado a primeira base global, o Global Tailings Portar (GTP). 


A centralidade do trabalho de Rafaela está na importância dos dados de estruturas de contenção de rejeito serem públicos e bem revisados, visto que são ferramentas de gerenciamento de riscos de desastres. “O conteúdo formulado pode beneficiar países que pretendem realizar bases nacionais. Entretanto, as bases também necessitam de formato e linguagem acessíveis, com explicações sobre termos técnicos a fim de aumentar a sua acessibilidade. Tão pouco a comunicação dos riscos se limita à base, e são necessários canais de comunicação e resposta em tempo adequado”, reforça a engenheira.


O trabalho de Rafaela, “Desenvolvimento do conteúdo mínimo de bases públicas de dados de estruturas de contenção de rejeitos de mineração”, orientado pelo professor Luis Enrique Sánchez, recebeu o prêmio Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso pelo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) referente ao seu ano de formatura  . Destinada aos alunos da Engenharia de Minas, a premiação foi realizada no auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e fez parte da programação da Semana de Estudos Mínero-Metalúrgicos (SEMM). 

Neste ano, em conjunto com a empresa Metso Outotec, foram reconhecidos os melhores trabalhos de conclusão do curso de Engenharia de Minas para os alunos formados em 2019, 2020 e 2021 que, em decorrência da pandemia de covid-19, tiveram as cerimônias de entrega adiadas. Os trabalhos são escolhidos por uma comissão composta por professores do Departamento e profissionais na Metso Outotec, enquanto levam em conta aspectos como conteúdo, aplicabilidade e atualidade do tema.  O trabalho premiado de Rafaela Shinobe Massignan teve grande desempenho em todos os aspectos.

Experiência Universitária

Durante a graduação, foi uma das atletas da Equipe de Natação da Poli que organizou o Ecoswim, evento de natação que arrecada fundos ao Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), e realizou uma Iniciação Científica(IC) que a guiou até o trabalho de formatura. Isso porque o tema do TCC foi precedido pela IC que Rafaela desenvolveu entre 2019 e 2020 de título “Desenvolvimento de critérios para análise de projetos de desativação e descaracterização de barragens de rejeitos de mineração”, também feito sob orientação do professor Luis Enrique Sánchez. A IC rendeu a publicação do artigo “O que significa descaracterizar barragens de rejeitos de mineração? Uma revisão sistemática da literatura”, na Revista Engenharia Ambiental e Sanitária, após ser impulsionada pelas novas exigências legais que descaracterizaram barragens de rejeitos alteadas a montante, pensando em uma revisão sobre métodos e técnicas, além de seus impactos ambientais. 

Print Friendly, PDF & Email