FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Professor da Poli-USP é premiado com Medalha André Rebouças
pela contribuição à Engenharia Nacional

Em celebração aos 230 anos da Escola Politécnica da UFRJ, o professor Alex Abiko foi homenageado
pela colaboração na criação do Programa de Engenharia Urbana

Na última sexta-feira, dia 16 de dezembro, a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) completou 230 anos. E para comemorar a primeira escola de Engenharia do Brasil, personalidades da Engenharia Nacional foram homenageadas com a Medalha André Rebouças*. 

 

O evento promove a valorização de professores, ex-funcionários e servidores que contribuíram e ainda contribuem para o exercício da Engenharia brasileira feita com excelência. Ao todo, 35 profissionais foram premiados, após indicação feita pelo Conselho Departamental da UFRJ. E entre eles, o professor Alex Abiko, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi um dos premiados. Abiko havia sido indicado como Personalidade da Engenharia Nacional, pela colaboração na criação do Programa de Engenharia Urbana (PEU) da Escola Politécnica da UFRJ. 

 

Em visita técnica realizada para discussão de projetos conjuntos entre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade de São Paulo e os docentes da Politécnica do Rio de Janeiro, que possuíam interesse na área urbana, surgiu a proposta de criação do PEU. O apoio do professor Alex Abiko mostrou-se fundamental para o processo de constituição e, com a aprovação e reconhecimento do PEU pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Abiko foi o palestrante convidado para a Aula Inaugural da primeira turma de Mestrado Profissional em Engenharia Urbana do Programa, em 2009.  

 

A comemoração aconteceu no Museu Histórico Nacional, que abriga a Casa do Trem, conhecida como o berço da engenharia brasileira.

Mosaico dos agraciados com a medalha André Rebouças. O professor Alex Kenya Abiko é o terceiro da esquerda para a direita, no canto superior [Imagem: UFRJ]

A Medalha André Rebouças

 

Criada em 2017, a medalha homenageia André Rebouças, que foi o primeiro engenheiro negro do país, responsável por grandes obras urbanas no Rio de Janeiro e em Curitiba, professor na UFRJ e um dos maiores líderes sociais em prol da abolição da escravidão e da miséria durante o período do Segundo Reinado no Brasil. 

Print Friendly, PDF & Email