Manhã do último dia da Semana de Recepção é marcada pela presença do Grêmio e dos coletivos da Poli

No dia 17 de março, sexta-feira, as atividades da Semana de Recepção aos Calouros na Escola Politécnica (Poli) da USP no campus chegaram ao fim, já que no sábado, 18 de março, a Poli Social ainda promoverá um trote social em uma escola pública. A programação do período da manhã contou com as apresentações do Grêmio Politécnico, dos coletivos e grupos culturais da Escola.

O Grêmio Politécnico é uma associação de representação dos alunos da Poli. Com mais de 100 anos de existência, o Grêmio tem como objetivo “possibilitar o desenvolvimento pessoal da comunidade politécnica em várias frentes de atuação: representação discente, formação dos alunos, social e permanência e o oferecimento de serviços”.

Além dos grupos culturais, dentro da Poli, há quatro coletivos:

• PoliPride: Coletivo de diversidade sexual e de gênero
  • Poli Negra: Coletivo Negro da Escola Politécnica
  • PoliGEN: Coletivo de reflexões, pesquisas, publicações e propostas de ações, que avancem no caminho de reduzir as desigualdades de gênero
  • Politécnicas (r)Existem: Coletivo feminista da Escola Politécnica

Na primeira parte da manhã, no vão do Biênio, os novos alunos puderam conhecer alguns coletivos, além do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Livre da USP, por meio de estandes e conversas com representantes dos diferentes grupos.

Ainda durante esta parte do dia, o Grupo de Teatro da Poli e o Acappolli, grupo de canto a cappella da USP, se apresentaram aos calouros da Escola. Além disso, os ingressantes de 2023 puderam assistir a uma palestra do PoliTalks, com o professor Cláudio Possani, conhecido e muito admirado por alunos da Escola.

Para fechar a programação do período matutino do 5° dia da Semana de Recepção, o Grêmio Politécnico se apresentou aos novos estudantes, mostrando sua história, seus núcleos e sua importância para a vivência universitária na Poli. Representantes do Cursinho Popular da Poli também puderam expor seu trabalho para os calouros.

Por fim, o Poliglota Idiomas realizou, no prédio do Biênio, a partir das 11h, aulas experimentais de Alemão, Inglês e Francês para os ingressantes de 2023 da Escola Politécnica.

Confira as fotos da manhã do 5° e último dia da Semana de Recepção aos Calouros aqui.