Presidente da CRInt-Poli fala sobre oportunidade de internacionalização em abertura da Semana Internacional da Poli-USP

Na manhã do dia 19 de junho de 2023, teve início a décima edição da Semana Internacional da Poli, a SiPoli, com palestra ministrada pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da Escola Politécnica da USP, professor Márcio Lobo Netto. A Semana, que já está em sua 10ª edição, é organizada anualmente pelo grupo de extensão iPoli, e conta com palestras informativas e conversas com politécnicos que já fizeram intercâmbio. A abertura aconteceu às 11h, no Auditório Amarelo da Poli, com a presença de estudantes de diversas engenharias.

O professor Márcio Lobo, que está envolvido nas atividades da CRInt-Poli desde a criação em 2000, foi convidado a fornecer informações sobre a possibilidade de se estudar fora do País. “Para gente da CRint é sempre um prazer falar com vocês’’, ressaltou. Ele explicou o que é a internacionalização, como funciona os intercâmbios e os processos seletivos. “A internacionalização é um complemento da formação dos alunos aqui na Poli’’.

O palestrante também listou os motivos para se fazer intercâmbio: “Para ter uma experiência acadêmica internacional durante a graduação, viver em uma sociedade e cultura diferentes, conhecer outras visões de como se pode exercitar a engenharia, aprender a ser tolerante com o diferente, entre tantos outros”. Márcio Lobo esclareceu que existem diferentes tipos de intercâmbio, o Duplo Diploma e o Aproveitamento de Disciplinas, ambos geridos pela Crint. Há a possibilidade do Free Mover, em que o estudante realiza a mobilidade de forma independente, mas incentiva-se a desfrutar dos convênios já estabelecidos.

Os custos envolvidos foram discutidos na palestra, em que o professor falou sobre a disponibilização de bolsas para aqueles que não teriam a oportunidade de estudar fora por recursos próprios. “Muitas vezes as bolsas não são suficientes para arcar com todas as despesas, mas vocês podem também realizar estágio no exterior para complementar’’.

Um Guia do Intercâmbio de graduação na USP, e-book, está sendo preparado por alunos sob a supervisão de professores, e em breve será disponibilizado.

A CRInt-Poli é responsável pela coordenação da internacionalização da Escola, estabelecendo convênios com universidades estrangeiras, selecionando alunos e administrando os programas de intercâmbio.