Estudantes da Poli-USP fazem visita didática à empresas de óleo e gás em Macaé, no Rio de Janeiro

A turma de estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP da disciplina Visitas Supervisionadas em Engenharia de Petróleo (PMI 3929), deste segundo semestre de 2023, visitou duas importantes prestadoras de serviços do setor de óleo e gás, em Macaé, RJ, durante os dias 30 e 31 de outubro de 2023. Os 16 estudantes viajaram sob a supervisão dos docentes responsáveis pela disciplina, professora Elsa Vásquez Alvarez e Ricardo Cabral de Azevedo.

Na segunda-feira, 30 de novembro, a turma visitou a empresa SLB (Ex Schlumberger), e foi recebida pelos responsáveis do recrutamento, o Engenheiro Thiago Alves Laini e a Mariana Aroeira Couto. Houve também uma conversa com o ex -aluno da Engenharia de Petróleo da Poli, Ricardo Golghetto. Thiago apresentou in loco diversos equipamentos e ferramentas que são fabricadas e recebem manutenção neste local. E ainda tirou dúvidas dos alunos sobre o programa de estágios, trainee e contratos, além de falar como é o treinamento para os candidatos que queiram trabalhar embarcados nos navios.

Na terça-feira (31), foi a vez da turma visitar uma das instalações da Baker Hughes, localizada em Lagomar. Lá, a visita foi dividida em duas partes: conhecimentos teóricos e  atividades práticas. A visita guiada foi feita pelo Glaucio Silva e pelo engenheiro Carlos Acosta. Os estudantes visitaram os laboratórios de testes, equipamentos automatizados e ferramentas da indústria offshore de óleo e gás. Outros funcionários, Antônio A. Geancarlo S. e Renato N. H. fizeram explicações ao longo da visita, também.

Além disso, no período da tarde, os alunos e alunas tiveram uma conversa com o Engenheiro de Petróleo e ex-aluno da Poli, Rodrigo Gianni, que atualmente trabalha na Halliburton (Macaé). Ele apresentou para a turma sua experiência como candidato na busca de uma vaga no setor petroleiro e como profissional que trabalha embarcado nos navios de produção de petróleo.

“As visitas foram muito enriquecedoras para os estudantes, que agora tem esse diferencial de aprendizados, pois puderam acompanhar, de perto, algumas atividades práticas, que normalmente só veem na teoria e por fotos. A turma e os docentes agradecem à Pró-Reitoria de Graduação da USP pelo financiamento da viagem didática e a todos os funcionarios e professores da Poli que viabilizaram as visitas”, destacou a equipe.