Transição para Economia Circular e de baixo carbono é discutida no 8º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida

IPT, Escola Politécnica da USP e UFABC organizaram evento nos dias 28 a 30 de novembro

53368478256_5d48fc334e_o

Nos dias 28 a 30 de novembro de 2023, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo recebeu o 8º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida, que teve como tema “A ACV na transição para uma economia circular e de baixo carbono”. Tendo em vista a urgência de reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa e de promover a circularidade das cadeias de valor, a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) se torna uma grande aliada para validar os reais benefícios de diferentes iniciativas para estes dois grandes objetivos.

O Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida (GCV) é promovido pela Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV) desde 2008. O evento busca reunir de maneira equilibrada a academia, setor produtivo e o governo para apresentar resultados da aplicação da técnica de ACV, discutir metodologias e analisar os potenciais usos da perspectiva de ciclo de vida em políticas públicas.

Thiago Oliveira Rodrigues, pesquisador líder do laboratório de informação para sustentabilidade no Instituto de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) e vice-presidente da ABCV, começou o evento celebrando a volta do evento presencial, que ocorreu pela última vez em 2018, além de ressaltar a presença de todos. “O profissional [de ciclo de vida] está realmente se mostrando uma ferramenta para a gente tomar decisões mais seguras. E esse espaço onde a gente se encontra, aqui serve para a nossa comunidade, a comunidade brasileira que trabalha bastante vida e praticamente fortalece o pensamento do ciclo de vida, que é o que tá acontecendo”.

O evento debateu diversos aspectos ligados ao tema principal, como as mudanças climáticas e a pegada de carbono, tendo em vista o impacto do aquecimento global no cotidiano de toda a sociedade. A professora e palestrante, Daniela Pigosso, trouxe uma reflexão sobre os produtos comprados na Black Friday, e o quão sustentáveis eles seriam. Esta reflexão foi trazida para avaliar o ciclo de vida de cada produto, e que se a sustentabilidade fosse uma medida absoluta, as pessoas não precisariam comparar as diferenças entre os produtos, mas dizer de forma absoluta se esse produto é sustentável ou não sustentável, o que não ocorre de fato na realidade.

Para ver as fotos do evento, acesse o link: https://flic.kr/s/aHBqjB5n7G

Confira o site do evento no link https://gcv.org.br/