Professor da Poli-USP participa de painel internacional sobre o futuro da área de sistemas multiagentes e de IA

A 20ª edição do International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS) ocorreu de 3 a 7 de maio, em modo online. Trata-se da maior e da mais influente conferência na área de agentes e sistemas multiagentes, um campo importante da Inteligência Artificial. O professor titular e membro do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola, Jaime Sichman, foi um dos pesquisadores reconhecidos na área a participarem do evento.

O objetivo da conferência é reunir pesquisadores e profissionais em todas as áreas da tecnologia de agentes e fornecer um fórum único, de alto nível e renomado internacionalmente para a pesquisa na teoria e prática de agentes autônomos e sistemas multiagentes. O evento é promovido pelo International Foundation for Autonomous Agents and Multiagent Systems (IFAAMAS),

Neste ano, para comemorar a  20ª edição do evento, foi organizado um painel para refletir sobre a história da conferência, a evoluç

ão científica da área, seu impacto na sociedade e na área de Inteligência Artificial e as perspectivas para o futuro.

Forma convidados para este painel pesquisadores que atuam na área há bastante tempo e reconhecidos pela comunidade: Maria Gini (University of Minnesota, USA), Victor Lesser (University of Massachusetts at Amherst, USA), Michael Luck (King’s College London, UK), Ana Paiva (Instituto Superior Técnico, Portugal),  Jaime Sichman (Universidade de São Paulo, Brasil) e Pradeep Varakantham (Singapore Management University, Singapura).

Jaime Sichman já desempenhou diversos  papéis no evento, como Tutorial Chair (2007),  Program Co-Chair (2009), e Workshop Co-Chair (2020).  Além disto, foi eleito Local Organization Chair em 2017, quando o evento ocorreu pela primeira vez na América Latina, em São Paulo, o que possibilitou uma participação recorde de pesquisadores brasileiros no evento.

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP.