Poli-USP realiza colação de grau de oficiais da Marinha

Oficiais engenheiros da Marinha do Brasil são formados na Escola Politécnica da USP desde criação de parceria em 1956

A Escola Politécnica (Poli) da USP realizou, no dia 3 de fevereiro, a colação de grau de sete oficiais da Marinha do Brasil formados na instituição. Há 65 anos, a USP e a Marinha do Brasil mantêm um acordo de cooperação acadêmica entre as duas Instituições para a promoção de ensino e de pesquisa. Entre as atividades desenvolvidas por meio da parceria, está a formação em engenharia de seus oficiais, oferecida na Escola Politécnica.

A parceria da Universidade com a Marinha, que remonta ao ano de 1956, resultou na criação do primeiro curso de Engenharia Naval do País, oferecido pela Poli. As atividades são organizadas pelo Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo (CCEMSP), que está sediado na Escola, e tem por objetivo coordenar os esforços de integração da Força Naval com a indústrias e instituições acadêmico-científicas do Estado de São Paulo. “É no CCEMSP que a Marinha forma seus engenheiros militares. Profissionais de outras áreas técnicas como as de saúde, direito, ensino, comunicação social e os da área tecnológica ingressam na Marinha por meio de processo seletivo próprio, realizando a formação militar básica no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, no Rio de Janeiro”, informa o site da Marinha do Brasil.

Participaram da solenidade o diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, o vice-diretor da Poli, professor Sílvio Ikuyo Nabeta, o Vice-Almirante Engenheiro Naval, Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, Guilherme Dionizio Alves, Contra-Almirante Engenheiro Naval, Diretor de Engenharia Naval, Marcio Ximenes Virginio da Silva, e a Assistente Técnico Acadêmico da Poli, Marcia Costa Pinto Barros. Estiveram presentes entre as autoridades o Contra-Almirante (Engenheiro Naval) e Diretor do Centro de Desenvolvimento de Submarinos, Flávio Antoun Netto, o Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval), Representando o Comandante do 8° Distrito Naval, Marcus Cesar Carvalho Avila, e o professor Bernardo Andrade, Chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica.

O Diretor de Engenharia Naval, Marcio Ximenes Virginio da Silva, iniciou o evento destacando que a capacitação como engenheiro da Poli dá a Marinha o poder de contar com oficiais de alto nível técnico em sua formação, que em breve estarão labutando lado a lado dos nossos atuais engenheiros para enfrentar os desafios impostos a cada dia na manutenção, evolução e emprego do poder naval. “Exortamos-os a fazer bom uso de ambas as graduações, em prol do engrandecimento da nossa Marinha e do nosso Brasil”. Ele parabenizou os professores, alunos e familiares, que deram o suporte que considera fundamental.

O Vice-almirante e Engenheiro Naval, Guilherme Dionizio Alves, Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, agradeceu, em nome do diretor da Poli, Reinaldo Giudici, a todos os representantes docentes e discentes da Universidade de São Paulo que contribuíram para que esse momento ocorresse, e a todos os familiares e amigos a quem atribuiu o alicerce para que o sucesso representado neste dia pudesse ser alcançado. “Hoje a Universidade de São Paulo forma mais sete engenheiros para a Marinha do Brasil. É incontestável o altíssimo grau de profissionalismo que a Marinha ganha com a formação desses oficiais que se integram a todos os que passaram por aqui por meio dessa parceria estratégica que este ano completa 66 anos. Sem dúvida, a Escola Politécnica contribui para o elevado nível de capacitação profissional para o corpo de engenheiros da Marinha e da Marinha do Brasil”.

Em suas palavras, o diretor da Poli, Reinaldo Giudici, destacou a importância da que representa a cerimônia de formatura, muito significativa para a Escola, por representar o momento em que sua missão está sendo cumprida. “Nossa missão como Escola é formar profissionais de engenharia. Então neste momento, desta cerimônia, há uma sensação de dever cumprido. E da mesma maneira, dentro do convênio entre a Poli e a Marinha, há a mesma sensação. Estamos cumprindo a principal missão deste convênio, que é formar os profissionais de engenharia para atuar na Marinha. É um motivo de muita satisfação dentro desta longa parceria, que nos enche de orgulho”. O diretor também relembrou a atuação da Marinha em parceria com a Poli para durante a pandemia, dando todo suporte para projetos como o do ventilador pulmonar Inspire.

Após os oficiais realizarem o juramento da profissão e receberem seus certificados, o diretor da Poli encerrou a cerimônia desejando aos oficiais o melhor para suas carreiras, e que eles possam usar toda formação que receberam da Escola em prol da sociedade e da Marinha, e desenvolver plenamente tudo o que aprenderam aqui na Escola. “É um começo, aprendemos muito mais na vida continuando a estudar e aprender. Tenho certeza que a formação que vocês receberam aqui é o degrau base para que vocês possam se desenvolver ainda mais. Que vocês possam usar o que aprenderam para gerar bons resultados para a Marinha e para a Sociedade”, concluiu, mais uma vez parabenizando os formandos.