Escola Politécnica da USP distribui kits didáticos para estudo de engenharia elétrica

No dia 23 de maio,  foi realizado o lançamento oficial de 100 kits didáticos denominados “MyOscilloscope”, voltados para o estudo de circuitos elétricos. O evento ocorreu no laboratório didático de circuitos elétricos da Engenharia Elétrica (C1-06)  e contou com a presença de alunos, docentes, pesquisadores e do diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP, professor Reinaldo Giudici. Os kits foram patrocinados pelo Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI_Poli) e pelo Amigos da Poli.

O laboratório de circuitos elétricos da Poli, no prédio da Engenharia Elétrica, conta com todos os equipamentos necessários para o estudo da área, entre eles osciloscópios, que realizam as medidas de sinais elétricos; geradores de funções, que geram sinais elétricos de diferentes formas de onda; assim como fontes de tensão, que fornecem tensões constantes para os circuitos. Entretanto, devido ao alto custo desses equipamentos, dificilmente o aluno conseguiria montar seu próprio laboratório de medidas em casa, a fim de estudar e fixar os conceitos vistos nas aulas teóricas ou experimentais, ou mesmo criar novos circuitos.

Assim, a professora Elisabete Galeazzo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI) da Poli, criou em conjunto com dois pesquisadores, Mauricio O. Perez Lisboa e Henrique M. Peres,  o “MyOscilloscope”. Com o objetivo de ser um complemento às aulas, o kit é um conjunto educativo portátil que permite que o estudante realize montagens de circuitos elétricos e efetue análise dos sinais adquiridos em sua própria casa.

O kit, composto por um hardware de baixo custo e um software dedicado, faz as funções do osciloscópio e usa as potencialidades do computador para ser o gerador de funções. A grande vantagem do “MyOscilloscope” é proporcionar aos alunos a possibilidade de desenvolverem suas habilidades práticas com circuitos elétricos-eletrônicos, respeitando seu tempo de aprendizagem, em um ambiente domiciliar e utilizando seu próprio computador. A professora tem a intenção que este projeto seja expandido a todos os alunos interessados da EPUSP ou de outras unidades da USP.

Confira as fotos do lançamento oficial do “MyOscilloscope”.