USPolis: Professor e alunos da Poli-USP desenvolvem aplicativo que ajuda estudantes a encontrarem local e horário de suas aulas

A Escola Politécnica da USP possui mais de 150.000 m² construídos, o que corresponde a cerca de 21 campos de futebol, segundo o padrão FIFA. Além do tamanho, diversas atividades são realizadas nos departamentos existentes, o que pode ser um desafio para os alunos. Pensando nisso, uma equipe composta por um professor e estudantes do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais resolveram criar um aplicativo, o USPolis, em que o usuário pode descobrir em qual local serão suas aulas, ver o mapa dos prédios da Poli, e acompanhar seus horários acadêmicos.

“Logo quando cheguei, enfrentei a dificuldade de localizar minhas salas, dado que não conhecia ninguém e nem entendia o que eram os códigos na grade horária do JupiterWeb. Na segunda semana eu já havia identificado que esse era um problema da maioria dos ingressantes”, conta Renan Avila, estudante de mestrado da Poli que idealizou o App durante sua graduação. A ideia do aluno coincidiu com a proposta da disciplina de Introdução à Engenharia de Computação, em que a turma precisava realizar um projeto livre na área. Renan resolveu se juntar com outros colegas e assim levaram o que até então era um esboço adiante.

O benefício é facilitar a movimentação pelo Campus e evitar que alunos percam aulas”, explica o professor Fábio Levy, que orientou o projeto. A última versão do App, que já está disponível para Android e Apple, estava sendo desenvolvida desde dezembro de 2022, com algumas novidades: a plataforma conta com um buscador automático de disciplinas por curso e período da graduação, atividades como palestras, workshops, processos seletivos de entidades e eventos. A atualização trouxe algumas dificuldades para o grupo desenvolvedor, como obter as informações com os responsáveis pelo gerenciamento das aulas nos prédios e cadastrar a grande quantidade de disciplinas.  Novas funcionalidades foram feitas para o primeiro semestre de 2024.

Hoje, o USPolis conta com mais de 1000 downloads e, nas semanas iniciais deste ano, aproximadamente 100 alunos acessavam diariamente, devido à demanda dos ingressantes. Levy acrescenta que espera que um dia a tecnologia possa contemplar a USP como um todo, facilitando a vida de mais universitários.

A invenção surgiu como projeto dos alunos de engenharia de Computação Renan Avila, Jorge Habib El Khouri, Luiz Roberto Akio Higuti, Marcel Makoto Kondo, Rodrigo Kenji Aguena e Rodrigo Miksian Magaldi.

Para baixar o aplicativo, acesse os links abaixo:

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=uspolis.lunadros

Apple: https://apps.apple.com/br/app/uspolis/id1451455075

Detalhe de alunos do cursinho da Poli em corredor da Escola Politécnica (Poli). Foto: Cecília Bastos/Jornal USP.
313x0w

Acompanhe a Poli nas redes sociais!