Egresso da Poli-USP constrói carreira em empreendedorismo espacial nos EUA e recebe Prêmio Alumni USP por sua trajetória

Sidney Nakao Nakahodo foi o vencedor de 2023 na categoria  “Contribuições em inovação e empreendedorismo”

Na noite do dia 7 de novembro, o egresso da Escola Politécnica da USP, Sidney Nakao Nakahodo, recebeu o Prêmio Alumni USP 2023, destinado a ex-alunos de destaque em suas trajetórias profissionais.

A edição de 2023 do Prêmio Alumni USP recebeu 482 inscrições nas seguintes categorias: Contribuições em Ciência e Tecnologia, Contribuições em Inovação e Empreendedorismo; Contribuições em Arte e Cultura; Contribuições na Sustentabilidade Ambiental; Contribuições na Qualidade de Vida das Pessoas e Contribuições nas Relações Humanas e Inclusão Social.

Vencedor na Categoria “Contribuições em inovação e empreendedorismo”, Sidney é egresso do curso de Engenharia de Materiais da Poli, e atualmente é fundador e sócio-diretor da Seldor Capital, empresa de investimento baseada em Nova Iorque,  e docente da School of International and Public Affairs da Universidade Columbia.

Sidney Nakao Nakahodo recebe prêmio Prêmio Alumni USP 2023 do professor Raul González Lima, Pró-reitor adjunto de Inovação e professor titular da Poli-USP.

Atua como co-fundador, consultor e mentor de inúmeras startups e organizações empreendedoras, liderando iniciativas em colaboração com instituições de classe mundial, como a NASA e o Google. É considerado uma das maiores autoridades em empreendedorismo espacial nos EUA, e construiu sua trajetória profissional à frente de iniciativas pioneiras no ecossistema espacial comercial americano. Além de empreendedor, fundou ou foi co-fundador de organizações de apoio à startups espaciais.

A sua contribuição para a sociedade, brasileira e global, pode ser expressa em três grandes frentes: a democratização do setor espacial por meio do empreendedorismo, a abertura do Brasil ao mercado externo e a mentoria das novas gerações.

Em decorrência do foco em empresas nascentes do setor espacial, Sidney apoia startups em fase embrionária no momento em que mais necessitam de aporte financeiro, validação e aconselhamento. Dessa forma, ajudou a viabilizar startups que ajudam a monitorar desflorestamento, reduzir emissões de carbono e produzir alimentos de maneira sustentável, por exemplo.

Pensando em inclusão e diversidade, metade das startups do portfólio da Seldor Capital, empresa de investimento liderada por Sidney, conta com mulheres como fundadoras ou co-fundadoras. Por seu papel na expansão da participação de minorias no ecossistema espacial, Sidney tem recebido apoio da National Venture Capital Association (NVCA) e entidades no Vale do Silício, como a aceleradora VCLab e a Fundação Material Change, entre outras organizações.

Apesar de viver fora do Brasil há muitos anos, Sidney continua contribuindo diretamente com o País. Ele está à frente do Projeto Brasil 200 com o intuito de realizar a primeira missão lunar do País, totalmente bancada pelo setor privado,  ajuda  a promover startups brasileiras no exterior, busca de investidores, divulga atividades comerciais espaciais, profere palestras em eventos para empreendedores no País, concede entrevistas e publica artigos em importantes veículos midiáticos como:  Globonews, Estadão, UOL, Revista Fapesp, Revista Galileu e Valor Econômico.