USP recebe autoridades para debater sustentabilidade, responsabilidade social e inovação

Na última quinta-feira, dia 16 de novembro, a Universidade de São Paulo recebeu o evento “Sustentabilidade e Responsabilidade Social através da Inovação”, um Simpósio promovido pelo Global Institute For Peace (GLIP – Centro de Estudo da Paz e Resolução de Conflitos) da USP e pelo Club de Madrid, uma organização internacional de ex-presidentes.

Após realizar sua Conferência anual no Itamaraty entre 12 e 14 de novembro, pela primeira vez no Brasil, o Club de Madrid esteve no dia 16 de novembro, no Inova USP, onde apresentou um panorama de temas relevantes para o Brasil e para o mundo, explica Gerson Damiani, professor do IRI e conselheiro do GLIP. “Foi uma valiosa oportunidade para a USP receber o Club de Madrid durante o simpósio Sustentabilidade e Responsabilidade Social através da Inovação. Com o apoio do GLIP e do INOVA, assim como de docentes e alunos, pudemos tratar dos desafios e oportunidades da era da sustentabilidade”, detalhou. “Tivemos, por exemplo, um painel sobre a cooperação entre instituições públicas e privadas em caráter nacional e internacional, onde vislumbrou-se uma colaboração continuada entre o Club de Madrid e o GLIP, por meio de um cooperação institucional já prevista para 2024”.

O professor José Roberto Cardoso explica que o Clube de Madrid congrega mais de 150 nações. “Dentre suas atividades, consiste a luta pela sustentabilidade e responsabilidade social, principalmente com os vulneráveis. Como esta temática é aderente à missão do GLIP, fomos convidados para participar do encontro do referido Clube, do qual o Brasil faz parte, realizado em Brasília no dia 14 de novembro”. Confira outras informações na página do GLIP.

Participaram da abertura da reunião o Pró-reitor da USP, Aluísio Segurado, o professor do Instituto de Relações Internacionais da USP e coordenador do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI-USP), Amâncio de Oliveira, o professor da Poli e da FEA-USP e diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Guilherme Ary Plonski, o coordenador geral do GLIP, professor e ex-diretor da Poli, José Roberto Cardoso, o professor da Poli e diretor do Inova USP, Marcelo Zuffo, e a presidente do Centro de Resolução de Conflitos da USP, Maristela Basso, e o professor Gerson Damiani.