Equipe de remo da Escola Politécnica da USP é vice-campeã da Taça USP

No dia 25 de novembro, a equipe de remo da Escola Politécnica (Poli) da USP conquistou o segundo lugar geral na Taça USP, competição exclusivamente universitária da qual participaram as equipes já estabelecidas e também outros remadores da USP. O campeonato ocorreu na Raia da USP, lugar em que diversos times treinam.

A Poli inscreveu 26 atletas e participaram do Single Skiff Masculino e Feminino, Double Skiff Feminino e Masculino, Four Skiff Masculino, Feminino e Misto, 8 com timoneiro e Canoe Estreante Masculino e Feminino, sendo que foram campeões nas provas de Canoe Estreante, tanto masculino quanto feminino.

A equipe, que é composta por alunos e ex-alunos da Poli, conquistou destaque em diversos campeonatos este ano, foram campeões do Bichusp e vice-campeões da Copa USP I, Copa USP ll e da Taça USP. Além de terem marcado presença no Desafio Paulista, que contava com diversas provas, e participaram na categoria Universitária, Estreante e Sênior. Todo esse resultado é devido a paixão que os atletas possuem pela modalidade, então estão sempre buscando aperfeiçoar seus conhecimentos e melhorar dentro das suas limitações como atletas universitários.

A aluna de Engenharia Civil e diretora de modalidade (DM) da Poli, Pedrina Vitória, comenta que “a equipe esperava por resultados melhores que os alcançados, mas estamos muito felizes com tudo que conquistamos não somente na Taça USP como durante todo o ano de 2023. Agora é o momento de aprender com os nossos erros e acertos, para ano que vem alcançarmos novamente o título de campeões”.

O time de remo da Poli surgiu em 2011, deixou de existir por um tempo, mas com a junção dos alunos que praticavam, foi possível retornar com os treinos, firmando parceria com o Clube de Regatas Bandeirante para a prática do remo e formalização da equipe.

Benefícios do esporte durante a graduação – Os benefícios da prática esportiva para a saúde são amplamente difundidos. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) defende que a prática de atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como para diminuir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro.

O aluno de Engenharia Elétrica e diretor de modalidade, Pedro Buczinski, acrescenta que “a importância do remo para mim está no psicológico. A força mental necessária para concentrar enquanto rema de costas, sem saber a distância que separa você e seu adversário enquanto sua perna queima, e não desistir, é muito grande. Acredito que seja uma das coisas que me orgulho mais de ter adquirido remando pela Poli”. Sendo assim, o esporte pode auxiliar até mesmo em manter o desempenho no dia-a-dia e a superação de desafios.

Os treinos da Poli ocorrem de terça a sexta-feira, das 17h às 19h, na Raia da USP. Os remadores que já tem uma certa autonomia podem vir de sábado às 8h. Para participar, todo o semestre é aberta uma seletiva de duas semanas para quem deseja remar com a Poli. Não é necessário saber remar, pois são ensinados os fundamentos na própria seletiva.

Para conhecer mais o time, acesse o instagram @remopoliusp.